Humanização na educação cooperativa

aplicações e contribuições na gestão e nas práticas do cooperativismo de crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3719

Resumo

O cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico territorial, cabendo destacar a representatividade do cooperativismo de crédito neste cenário. Em paralelo, evidencia-se contribuições da educação cooperativa sob a perspectiva da humanização para a gestão e práticas cooperativistas. Com base nestes aspectos, este artigo propôs investigar as aplicações e contribuições da educação cooperativa, à luz do contexto da humanização, no cooperativismo de crédito. Realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com gestores de três agências de crédito cooperativo, de um município do noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa identificou que as estratégias e práticas das agências analisadas contemplam os valores, técnicas e métodos da educação cooperativa, e que a educação cooperativa é permeada por pressupostos humanizadores nestes locais. Conclui-se que a humanização na educação cooperativa contribui para a gestão e práticas das agências analisadas, impactando no cooperativismo de crédito, no cooperativismo e na sociedade, fomentando o desenvolvimento socioeconômico territorial.

Palavras-chave: Educação cooperativa. Práticas de humanização. Cooperativismo de crédito. Desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutor em Integração Regional – Universidade Federal de Pelotas .  Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI - Mestrado e Doutorado.

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutoranda em Desenvolvimento Regional, com Mestrado em Desenvolvimento Regional. Bolsista Prosuc/Capes - Unijuí/RS.

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutor em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012), revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI - Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Thesing, N. J., Sausen, J. da F. C. L., & Baggio, D. K. (2022). Humanização na educação cooperativa: aplicações e contribuições na gestão e nas práticas do cooperativismo de crédito. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 32–57. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3719