Anúncios

  • CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DO PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL E DEMOGRAFIA (PLURD)

    2021-07-26

    A área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) é constituída pela integração de três dimensões, quais sejam: o Planejamento Urbano e Regional, o Desenvolvimento Regional e a Demografia. A unidade entre essas dimensões, principalmente na formulação de políticas públicas, antecedeu a sua institucionalização junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
    Essa etapa foi marcada pelo processo de credenciamento dos primeiros Programas de Pós-Graduação, no início da década de 1970, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1970; na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971; na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1975 e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1985. Em meados da década de 1990, a área PLURD ampliou seu escopo de atuação com o advento dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, com o primeiro curso sendo criado em 1994, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS.
    Ao final dos anos 1990, totalizando mais de trinta anos de atividades, a área PLURD apresentava elevado nível de consolidação. Esse fato foi corroborado pelo acentuado crescimento na oferta de novos programas, principalmente a partir do início deste século. Essa expansão foi intensificada no início deste século e pode ser constatada pelos dados, que apontam a existência de 06 (seis) Programas de Pós-Graduação no ano de 1998, em comparação com o cenário atual, com um total de 49 (quarenta e nove) programas, o que representa uma taxa de crescimento anual média de aproximadamente 10%.
    De todo o exposto, constata-se a contribuição historicamente sustentada do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) no enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira, constituindo uma área de concentração cuja unidade e identidade extrapolam o âmbito acadêmico. 
    Com base nessa longa e profícua trajetória da área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD), a Revista Desenvolvimento Regional em debate (DRd), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, torna pública a Chamada de trabalhos para Edição Especial intitulada: "PPG's da área PLURD: trajetórias e desafios".

    Portanto, a Edição Especial busca reunir textos que versem sobre a constituição dos Programas de Pós-Graduação que integram a área do Planejamento Urbano Regional e Demografia, com destaque para sua trajetória, concepções, características e desafios. O conjunto de trabalhos publicados fomentará a identificação de elementos convergentes e potencialidades, as quais, poderão intensificar a interlocução e fortalecer redes de investigação e cooperação compostas por docentes dos Programas. Em última instância, a edição resultará na composição de um registro da memória da área PLURD, contribuindo para o seu fortalecimento.

    Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DO PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL E DEMOGRAFIA (PLURD)
  • CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO N. 1/2021 DA REVISTA DRD

    2020-11-25

    Tema: COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo

    Ementa:

    O cooperativismo, desde sua origem, vem apresentando trajetórias diferenciadas regionalmente ao longo de sua história no Brasil e no mundo, dependendo do contexto socioeconômico-cultural e as condições político-administrativas. No Brasil, a Lei n. 5.764 de 1971, previu os princípios operacionais, além da estruturação e funcionamento das organizações cooperativas.

    Ao longo dos anos, o cooperativismo tem-se expandido para diferentes setores. Atualmente, por indicação da Organização das Cooperativas do Brasil, são sete (7) os ramos de atuação do cooperativismo no Brasil: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Saúde; Transporte.

    Apesar de sua expansão, tanto no Brasil como mundialmente, uma questão ainda precisa ser aprofundada: qual a efetiva contribuição do cooperativismo no desenvolvimento de regiões, territórios e países, considerando a presença e atuação das diferentes modalidades de organizações cooperativas?

    Motivados por esta interrogação, é que a revista DRd - Desenvolvimento Regional em debate, da Universidade do Contestado (Santa Catarina – Brasil), torna público o presente Edital de Chamada de artigos científicos para o Dossiê Temático Cooperativismo e Desenvolvimento Regional: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo.

    No atendimento ao tema proposto para o Dossiê Temático, os artigos deverão estar focados em três eixos:

    - (i) aportes teóricos que fundamentam a relação entre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial);

    - (ii) impactos territoriais de experiências de cooperativismo, considerando organizações cooperativas dos diferentes ramos de atuação;

    - (iii) perspectivas dos estudos sobre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial), considerando possíveis impactos sociais, econômicos, ambientais, culturais e na formação educacional, profissional e cidadã.

    Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO N. 1/2021 DA REVISTA DRD