Competências gerenciais na percepção dos gestores das micro e pequenas empresas da rota turística rural Caminho do Vinho

Autores

  • Djair Picchiai FGV-EAESP e FACCAMP
  • Adilson Cunha Costa FACAMP

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1446

Palavras-chave:

Gestão Empresarial. Competências. Competências Gerenciais.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar e analisar as competências gerenciais dos gestores, na percepção destes, das micro e pequenas empresas - MPEs - localizadas na rota turística rural Caminho do Vinho, no município de São José dos Pinhais-PR, relacionando-as com as características locais encontradas. O assunto inseriu-se no contexto da representatividade do impacto das decisões ou indecisões dos gestores ou proprietários das MPEs para a sobrevivência ou não dessas empresas, causadas, principalmente, pela gestão empresarial deficiente. A metodologia utilizada, quanto aos fins, foi exploratória, em relação à abordagem foi mista (qualitativa e quantitativa) e quanto aos meios, bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário que contou com a participação, numa amostra não probabilística, de 33 gestores respondentes. Na análise dos resultados foram utilizadas técnicas de estatística descritivas e também os testes não paramétricos de correlação de Spearman e do qui-quadrado. Confirmou-se com o estudo que há associações e correlações parciais entre as competências gerenciais avaliadas e as seguintes características comuns dos gestores e de seus empreendimentos: idade dos gestores, bom resultado econômico alcançado, tempo de existência das MPEs e a tradição familiar local. 

Biografia do Autor

Djair Picchiai, FGV-EAESP e FACCAMP

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, SP, Brasil. Professor Titular da Faculdade Campo Limpo Paulista, Brasil.

Adilson Cunha Costa, FACAMP

Mestrado Profissional em Administração pela Faculdade Campo Limpo Pauista, Brasil. Auditor Fiscal de Tributos do Secretaria da Fazenda do Município de Florianópolis-SC , Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Picchiai, D., & Costa, A. C. (2017). Competências gerenciais na percepção dos gestores das micro e pequenas empresas da rota turística rural Caminho do Vinho. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 52–75. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1446

Edição

Seção

Artigos