Canales de marketing en la cadena de producción del açaí: un estudio en la región de Concórdia – Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5677

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo analizar la dinámica económica de los canales de comercialización del açaí, destacando la importancia de esta cadena productiva para la economía local y la subsistencia de los agricultores familiares. Metodológicamente, la investigación es cualitativa y descriptiva, basada en entrevistas en profundidad, observación no participante y análisis de datos secundarios. Los datos se recopilaron entre diversos agentes involucrados en la cadena productiva del açaí. Los resultados revelan que la cadena productiva del açaí en Concórdia/PA está compuesta por productores extractivistas, agricultores familiares, intermediarios, agroindustrias y consumidores finales, y los canales varían desde la venta directa en ferias locales hasta contratos con agroindustrias y exportaciones internacionales. Sin embargo, el fortalecimiento de esta cadena depende de inversiones en infraestructura, asistencia técnica, innovación y organización comunitaria para garantizar la sostenibilidad y la valorización del producto en el mercado nacional e internacional.

Palavras clave: agricultura familiar; comercialización agrícola; desarrollo rural; economía rural.

Biografía del autor/a

  • Jamison Pinheiro Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Extensão Rural (PPGExR - UFSM) e Mestrado em Extensão Rural, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Santa Maria - RS ( 2022 - 2024). Graduado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Capitão Poço - PA ( 2016 - 2021), Técnico em Agropecuária, formado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal - PA (2010 - 2012). Foi Monitor das Disciplinas de Metodologia Cientifica e Comunicação Oral e Escrita (2019 - 2020), e ainda, participou da tutoria de Língua Portuguesa do Projeto de Ensino de Nivelamento Acadêmico (PNA) da UFRA-CCP (2020). Atualmente, participa do grupo de pesquisa NEPEA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial da UFSM, desenvolvendo pesquisa com Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura. Tem experiência na área da Agricultura Familiar, com ênfase em Extensão Rural e Desenvolvimento Rural Sustentável, desenvolvendo trabalhos em comunidades tradicionais.

  • Andrea Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e PhD em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, indicação geográfica e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais e Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Participou do 1 GESIS Summer School in Survey Methodology na cidade de Koln, Alemanha (08 a 25 de agosto de 2012). Realizou um intercâmbio científico de curta duração no período de 22 de abril a 25 de maio de 2013 na Alemanha junto à Universidade de Goettingen e Universidade de Hannover financiado pelo CAPES -DAAD. Participou do 11th Wageningen International Conference on Chain and Network Management no período de 4 a 6 de junho de 2014 na Ilha de Capri, Itália. Realizou intercâmbio científico no período de 07 a 15 de junho de 2014 na Universidade de Bologna. Participou do DAAD Alumni Seminar "Organic Farming - the silver bullet for development and sustainability?", organizado na Universidade de Hohenheim, Centro de Agricultura, Trópicos e Subtrópicos, cidade de Stuttgart, Alemanha no período de 02 a 10 de fevereiro de 2015. Foi assessora do Comitê técnico da área de Agronegócio do ENADE 2019 junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural no período de agosto de 2020 a setembro de 2021 e sub-chefe do DEAER de janeiro a dezembro de 2023. Participou de 10 a 16 de setembro de 2023 do workshop internacional do Alumni "EDUSChoice - enabling the diery shift towards sustainable food choice decisions" organizado pela Technische Universität Berlin sob a coordenação da Profa. Dra. Nina Langen. Atualmente é chefe do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) no período de dezembro de 2023 até dezembro de 2025.

  • Carine Dalla Valle, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na área de Administração. Pós-Doutoranda em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen/RS (2010). É pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Estudos em Organizações e Sociedade (NOS) do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFSM) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial (NEPEA/PPGExR/UFSM). Foi professora Substituta de Administração na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus São Luiz Gonzaga/RS (2019/2020) e no Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Júlio de Castilhos/RS (2023/2024). Tem como linhas de pesquisa: Organizações e Sustentabilidade; Gestão de Pessoas Verde, Competências Organizacionais, Cadeias Globais de Valor, Governança, Economia Institucional.

  • João Garibaldi Almeida Viana, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Associado do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua nos cursos de graduação de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronegócios em disciplinas de Economia Rural e Mercados e Comercialização Agrícola. Ainda, é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIPAMPA), na linha de Organizações e Desenvolvimento, e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR/UFSM), na linha de Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura. Membro da Comissão de Agronegócio, Cadeia Produtiva e Extensão Rural do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS e Membro da Mesa Diretiva da Alianza del Pastizal. Tem como linhas de pesquisa: Economia Agrária, Gestão de Cadeias Agroalimentares e Economia Institucional.

Publicado

2025-07-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RIBEIRO, Jamison Pinheiro; DÖRR, Andrea Cristina; DALLA VALLE, Carine; VIANA, João Garibaldi Almeida. Canales de marketing en la cadena de producción del açaí: un estudio en la región de Concórdia – Pará. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 584–609, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5677. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5677. Acesso em: 3 jul. 2025.