Diagnóstico de validação de percursos da Rota Caiçara de Cicloturismo
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5594Resumo
O estudo objetivou diagnosticar os percursos e classificar os trechos da Rota Caiçara de Cicloturismo, no litoral do Paraná, baseando-se na percepção dos ciclistas e nas diretrizes da NBR 15.509-2 Cicloturismo, Parte 2: Classificação de percursos (ABNT, 2017). A pesquisa envolveu uma expedição de 430 km, com levantamento de dados e classificação dos trechos segundo critérios como severidade do meio, orientação, grau técnico, esforço físico e análises espaciais. Os resultados indicaram trechos críticos como Superagui – Praia Deserta, Antonina – Morretes – Limeira e Limeira – Garuva, que apresentaram maior severidade devido à falta de acostamento, piso escorregadio e condições precárias. Em contrapartida, trechos como Matinhos – Pontal do Paraná e Garuva – Guaratuba – Matinhos foram classificados com menor severidade, apesar de desafios como segurança comprometida e falta de sinalização. O estudo fornece uma base preliminar para a implementação da Rota Caiçara, contribuindo para o desenvolvimento do cicloturismo e mobilidade sustentável no litoral paranaense.
Palavras-chave: ciclomobilidade; desenvolvimento sustentável; mobilidade sustentável; sustentabilidade territorial; turismo de base comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.