Agroecologia em sistemas agroflorestais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável no Pajeú
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5538Resumo
A construção do desenvolvimento rural sustentável no Semiárido brasileiro lança como grande desafio adotar uma concepção de convivência com a região. Ante isto, o artigo investigou os Sistemas Agroflorestais Familiares agroecológicos na conjuntura do meio ambiente, das famílias agricultoras e da sociedade, a fim de identificar seu papel estratégico na construção deste desenvolvimento no meio rural da microrregião do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A partir das técnicas de pesquisa do Trabalho de Campo e Pesquisa Participante associadas ao método científico aplicado, foram revelados elementos que possibilitaram concluir que esta construção passa pela mudança no modelo de produção e o SAF agroecológico apresenta-se como uma tecnologia sustentável que prova que é possível produzir alimento diversificado associadamente ao uso equilibrado dos recursos naturais, e como tecnologia viável para reverter e reduzir a maioria dos problemas ambientais dentro da unidade de produção revelando-se uma estratégia incontestável para conduzir ao desenvolvimento rural sustentável.
Palavras-chave: biodiversidade; recursos naturais; agricultura familiar; comunidades rurais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.