A pobreza rural no estado do Espírito Santo: invisibilidade e ações de enfrentamento a partir da implementação do programa incluir no campo

Autores

  • Celia Jaqueline Sanz Rodriguez Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER)
  • Marcelo Antonio Conterato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI). Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1332

Palavras-chave:

Pobreza. Invisibilidade. Extensão rural.

Resumo

O tema pobreza, incluindo a extrema pobreza rural, é alvo de inúmeras reflexões acadêmicas e de ações de enfrentamento por parte do poder público. O objetivo deste artigo é fazer uma análise do Programa Incluir no Campo que atuou com famílias residentes no meio rural em situação de extrema pobreza no estado do Espírito Santo. Para a análise do programa realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e extensionistas rurais, análise de dados censitários sobre a pobreza no estado do Espírito Santo e também estudo sobre os principais aspectos que orientam o Programa Incluir no Campo. Entre os extensionistas entrevistados há consenso da inapropriedade do uso exclusivo da variável renda para a seleção das famílias a serem beneficiadas pelo Programa e, sobretudo, a invisibilidade das pessoas em situação de extrema pobreza no meio rural. Do ponto de vista quantitativo, os dados censitários evidenciam diferenças significativas em relação à intensidade do fenômeno pobreza na comparação entre rural e urbano. Por último, a análise do Programa apontou uma nítida contradição entre os pressupostos da perspectiva das capacitações, presentes na sua concepção, e a utilização do fator renda como critério para definição do público-alvo.

Biografia do Autor

Celia Jaqueline Sanz Rodriguez, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2017-05-12

Como Citar

Rodriguez, C. J. S., & Conterato, M. A. (2017). A pobreza rural no estado do Espírito Santo: invisibilidade e ações de enfrentamento a partir da implementação do programa incluir no campo. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(1), 75–94. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1332

Edição

Seção

Artigos