A colaboração em rede entre instituições de ensino e a promoção da educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5943

Resumo

A educação ambiental (EA) é um campo amplamente discutido que se beneficia da formação de redes entre instituições com objetivos comuns. O estudo objetiva analisar a criação de uma rede de colaboração entre Escola Municipal e extensão rural, visando o desenvolvimento de uma prática de educação ambiental de macrotendência crítica. Essa proposta de colaboração em rede envolve uma escola municipal, uma empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural (EPAGRI), e uma prefeitura. A metodologia utilizada é qualitativa utilizando como técnica de coleta de dados o estudo de caso, que inclui visitação a um horto de plantas bioativas. O estudo de caso iniciou com a construção de uma rede entre uma escola e a extensão rural do município em questão, e em seguida, construção de ações que dialogam com o conteúdo pragmático do 4º ano. Na sequência houve a visitação ao horto para complementação do aprendizado, demonstrando o valor da integração entre teoria e prática, voltadas à EA. A colaboração em rede, envolvendo o conhecimento de cada instituição, teve impacto positivo na prática de EA, promovendo mudanças de comportamento e fortalecendo a consciência sustentável.

Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; redes de cooperação; ambiente escolar; horto de plantas bioativas.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza Toaldo Nardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE, campus Marechal Candido Rondon. Graduada em Psicologia pela instituição UNOESC e com especialização em Sustentabilidade: Meio Ambiente, organizações e negócios sustentáveis pela instituição UNESC. Possui interesse na área de Psicologia Ambiental e Psicologia Social, com foco em relação indivíduo-natureza, afetividade, sustentabilidade e ecologia.

  • Sérgio Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

    Pós Graduado em Educação Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Graduado em Educação Física pela FACEPAL, Palmas, PR. Professor na Escola Básica Emma Balke. Santa Catarina. Brasil.

  • Aline Schuck, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Engenharia Ambiental. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA), Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NARDI, Ana Luiza Toaldo; NARDI, Sérgio Luiz; SCHUCK, Aline. A colaboração em rede entre instituições de ensino e a promoção da educação ambiental. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 971–987, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5943. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5943. Acesso em: 6 out. 2025.