Melhoria da produção animal em áreas de caíva e sua contribuição para a viabilização de Corredores Ecológicos

Autores

  • Ana Lúcia Hanisch EPAGRI
  • Maria Izabel Radomski Embrapa Florestas
  • Luis Cláudio Bona
  • Anésio da Cunha Marques ICMBIO

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1152

Palavras-chave:

Conservação ambiental. Erva-mate. Floresta Ombrófila Mista. Pastagem. Sistema silvipastoril.

Resumo

Ao longo da última década, entidades de pesquisa tem desenvolvido tecnologias que promovem o aumento da produção animal nos sistemas silvipastoris tradicionais característicos do Planalto Norte Catarinense, localmente denominados de caívas. As caívas são áreas de remanescentes de Floresta Ombrófila Mista (FOM) com tamanhos variados, historicamente manejados para extração de erva-mate e manutenção de rebanhos animais. Desempenham importante papel na preservação dessa formação florestal, bem como na conectividade de áreas florestais. Dessa forma, as caívas apresentam potencial para atender às premissas do Programa de Corredores Ecológicos em SC, cujo objetivo é contribuir na conservação da biodiversidade, restaurando a conectividade da paisagem por meio do desenvolvimento de práticas de baixo impacto nestas áreas. No entanto, ainda há poucas tecnologias viáveis para uso econômico em remanescentes de FOM. A existência das caívas como sistemas tradicionais de uso das florestas precisa ser melhor compreendida e valorizada, bem como necessita que sejam geradas tecnologias adaptadas a esse sistema. O manejo tradicional das caívas tem sido constantemente ameaçado, em função da baixa geração de renda. A melhoria das caívas para produção animal tem se caracterizado como uma alternativa promissora, embora a legislação tenha restrições ao uso de animais em remanescentes florestais. Por outro lado, há de se considerar que as caívas só existem em função de seu histórico uso múltiplo, associando produção de erva mate, pinhão, frutas nativas e a criação animal. Este trabalho busca contextualizar os principais avanços tecnológicos gerados para manejo animal nas caívas e como sua adoção pode contribuir para a sustentabilidade das mesmas, bem como para o sucesso na implantação de Corredores Ecológicos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Hanisch, EPAGRI

Engª-agrônoma, Pesquisadora da Epagri/Estação Experimental de Canoinhas; doutoranda do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFPR.

Maria Izabel Radomski, Embrapa Florestas

Engª-agrônoma, Dra.

Pesquisadora Embrapa Florestas

Luis Cláudio Bona

Eng-agronomo, Especialista em Agroecologia

Anésio da Cunha Marques, ICMBIO

Eng. agrônomo, Dr.

Floresta Nacional de Três Barras

 

Downloads

Publicado

2016-07-22

Como Citar

Hanisch, A. L., Radomski, M. I., Bona, L. C., & Marques, A. da C. (2016). Melhoria da produção animal em áreas de caíva e sua contribuição para a viabilização de Corredores Ecológicos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(2), 170–188. https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1152