Desenvolvimento: um conceito em construção

Autores/as

  • Elinaldo Leal Santos Universidade Trás-dos-Montes e Alto Douro (UATD), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Vitor Braga UTAD/ESTDF-IPP
  • Reginaldo Souza Santos Escola de Administração da UFBA/ Núcleo de Pós-graduação em Administração
  • Alexandra Maria da Silva Braga ESTGF/UTAD

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.215

Palabras clave:

Desenvolvimento. Sociedade. Sustentabilidade.

Resumen

O presente trabalho faz uma reflexão sobre o processo de construção do conceito “desenvolvimento” na sociedade capitalista. Para tanto, utiliza-se da análise histórica com ênfase em quatro dimenões: econômica, política, social e ambiental. O estudo demonstra que o conceito surge na biologia, empregado como processo de evolução dos seres vivos para o alcance de suas potencialidades genéticas. Porém, incorpora-se nas teorias e práticas sociais,por meio da economia, sociologia, antropologia e da ciência política.No longo do seu percurso histórico o termo proporcinou algumas concepções diferentes de sociedade: sociedade do crescimento, sociedade do bem-estar social e  a sociedade sustentável. Compreender a lógica que fundamenta essas mudanças paradigmáticas do significado de desenvolvimento nestas socieades é o que propõe este ensaio.

 

Biografía del autor/a

  • Elinaldo Leal Santos, Universidade Trás-dos-Montes e Alto Douro (UATD), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Doutorando em Administração (UTAD/UFBA), Mestre em Economia (UFBA), Bacharel em Administração (UESC), Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UESB

  • Vitor Braga, UTAD/ESTDF-IPP

    Doutoramento em Business Economics. Middlesex University Business School, Inglaterra,
    Mestrado em Economia Industrial. Universidade Do Minho, Licenciatura em Economia. UTAD, Professor da ESTGF-IPP

  • Reginaldo Souza Santos, Escola de Administração da UFBA/ Núcleo de Pós-graduação em Administração

    bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1977), tem mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (1982), doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1991) e pós-doutorado pela Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa (1997/98). Atualmente é professor do Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.

  • Alexandra Maria da Silva Braga, ESTGF/UTAD

    Mestre em Gestão (UTAD)

    Licenciatura em Gestão (UTAD), Professora da ESGF-IPP. Doutoranda em Ciencias Empresariais na FEP-UP

Publicado

2012-07-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTOS, Elinaldo Leal; BRAGA, Vitor; SANTOS, Reginaldo Souza; BRAGA, Alexandra Maria da Silva. Desenvolvimento: um conceito em construção. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–61, 2012. DOI: 10.24302/drd.v2i1.215. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/215. Acesso em: 1 may. 2025.

Artículos similares

21-30 de 432

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.