Anúncios

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENTREVISTAS, RESENHAS, TRADUÇÕES.

2023-02-08

A Revista Profanações (http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof) é um periódico vinculado ao Grupo de Pesquisas Interdisciplinar em Ciências (CNPq) da Universidade do Contestado – Santa Catarina - Brasil. Acolhe artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções vinculadas a áreas do conhecimento como: Filosofia, Sociologia, História, Antropologia, Ciência Política, Pedagogia, Direito, Geografia, entre outras áreas afins.  No novo ranking Qualis Capes a Revista Profanações é Qualis A4.

Propomos com perspectiva temática prioritária até 31 de Julho de 2023, para submissão de artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções, o tema:

“O Método arqueológico paradigmático de Agamben como condição da potência do pensamento que vem”

Considera-se, entre outras variáveis possíveis que um pensador se constitui como filósofo na medida em que seu pensamento, sua obra, sua ação, traz ao mundo algo novo, ou até mesmo um mundo novo. (CLEMENS, Justin, HERON, Nicholas; MURRAY, Alex. The Work of Giorgio Agamben - Law, Literature, Life, 2008, p. 1). Novas formas de pensar, de refletir, de interpretar e analisar as contradições, os paradoxos, as antinomias que se manifestam no tempo presente. Nestes movimentos, o exercício do filosofar proposto por um filósofo pode se constituir por vezes sobre os escombros de outras propostas filosóficas, ou até mesmo contra elas em certas perspectivas. Assim, o exercício do filosofar constituído por um filósofo na tentativa de compreensão da existência, do devir do mundo em sua plenitude exige-lhe que a potência de seu pensamento se expresse numa condição imanente, em que pensar e agir se apresentem como condição paradigmática em direção à “com-preensão” e ação no mundo.

Na obra “Signatura Rerum. Sul Método”, publicado pela editora Bollati Boringhieri no ano de 2008, na Itália e, publicado no Brasil em 2019, pela Editora Boitempo com o título: Signatura rerum: sobre o método, com tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle,  Agamben  apresenta os momentos constitutivos de seu método arqueológico paradigmático, a partir do qual propõe compreensões sobre o presente em sua paradoxalidade contemporânea. O livro se divide em três partes (1. O que é um paradigma?”; 2. Teoria das assinaturas; 3. Arqueologia Filosófica) que em sua totalidade conformam o método agambeniano em sua potencialidade de pensamento e ação. O filósofo conclui o livro convidando as Ciências Humanas a questionarem, senão modificarem seu “paradigma epistemológico” diante da hegemonia dos “modelos provenientes das ciências cognitivas”, bem como do avanço da racionalidade técnico-instrumental em curso na atualidade. Assim, se manifesta Agamben nas últimas linhas do livro: “As Ciências Humanas alcançarão, entretanto, seu decisivo limiar epistemológico somente quando repensarem desde o início a priori ideia de uma ancoragem ontológica, para olhar o ser como um campo de tensões essencialmente históricas”. (AGAMBEN, SIGNATURA RERUM: sobre o método, 2019, p. 160).

Observação: A temática prioritária acima estabelecida não exclui e não impede à submissão de artigos científicos, resenhas de livros, entrevistas com pesquisadores das mais diversas áreas de abrangência da revista e, traduções de temáticas afins, ou vinculadas aos aspectos relevantes do pensamento de filósofos, sociólogos, historiadores, antropólogos, cientistas políticos, antropólogos, pedagogos, juristas e geógrafos, entre outras áreas afins.

Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof

Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENTREVISTAS, RESENHAS, TRADUÇÕES.

Edição Atual

v. 10 (2023)
Publicado: 2023-02-25

Artigos

Ver Todas as Edições

 

A REVISTA PROFANAÇÕES Está disponível para consulta e pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES em: 

Revista indexada em: