Paradoxos da condição humana: o cosmo, o caos e a poesia necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5995

Resumo

Este artigo propõe uma problematização da condição humana no mundo contemporâneo a partir do abandono de verdades unitárias e da obsessão pela exatidão, privilegiando a complexidade e o paradoxo como operadores cognitivos centrais. Ao invés de buscar definições fixas sobre o que é o humano, adotamos um olhar plural e relacional, compreendendo o sujeito como uma emergência multifacetada que atravessa o biológico, o simbólico, o técnico e o mítico. A condição humana é abordada como um fenômeno em permanente metamorfose, marcado por tensões entre criação e repetição, entre natureza e artifício, entre ancestralidade cósmica e tecnicidade contemporânea.

Palavras-chave: complexidade; paradoxo; hibridismo; narrativas do humano.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Raposo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM-UFRN). Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Maria da Conceição Xavier de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde maio de 2010. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Graduada em Sociologia e Politica pela Fundação Jose Augusto (1972). Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade, primeiro ponto brasileiro da Cátedra itinerante Unesco "Edgar Morin" na UFRN. 

Downloads

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Paulo Sérgio Raposo da; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Paradoxos da condição humana: o cosmo, o caos e a poesia necessária. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 551–570, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5995. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5995. Acesso em: 10 ago. 2025.