Cultura woke no divã: uma análise psicanalítica dos mecanismos de defesa no racismo estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5936

Resumo

Este esforço intelectual busca realizar uma análise crítica da Cultura Woke a partir da Filosofia e da Psicanálise, em especial o conceito de racismo estrutural. Trata-se de um tema relevante e atual que demanda reflexão e compreensão de fenômenos sociais fundamentados a partir de conceitos claros e distintos. Neste contexto, a Psicanálise se apresenta como uma ferramenta valiosa para compreender e criticar as manifestações políticas presentes na Cultura Woke e no conceito de racismo estrutural. O artigo usa a literatura de Machado de Assis como modelo crítico da sociedade e aponta dimensões que ficam escondidas nas atitudes de justiça social.

Palavras-chave: cultura; racismo; filosofia; psicanálise.

Biografia do Autor

  • Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Visitante da Universidade de Barcelona - UB (2009-2011). Pós-doutorado em Filosofia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UNC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica.  A ênfase é em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Violência, Estado, Filosofia, Educação, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Interculturalismo, Multiculturalismo, Modernidade e Pós-modernidade.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Wellington Lima. Cultura woke no divã: uma análise psicanalítica dos mecanismos de defesa no racismo estrutural. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 518–534, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5936. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5936. Acesso em: 10 ago. 2025.