Eficiência dos gastos públicos com educação: evidências para o ensino fundamental de Santa Catarina / Efficiency of public expenditure with education: evidence for the fundamental education of Santa Catarina

Autores

  • Tatiane Salete Mattei UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda Mendes Bezerra UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Francisco Beltrão, PR

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v8i2.1486

Palavras-chave:

Eficiência. Educação. DEA. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Efficiency. Education. DEA. Early Years of Teaching Fundamental.

Resumo

A escolaridade é um ativo que pode ser reproduzido e ofertado à população através da esfera pública, é essencial para o fomento do crescimento econômico, redução da desigualdade e da pobreza. Para uma educação de qualidade o ponto de partida é a qualidade da educação básica. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar a eficiência dos gastos públicos nos municípios catarinenses em alocar seus recursos nos anos iniciais do ensino fundamental nos anos de 2007 e 2011. Para esta finalidade foi utilizado o método da Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo de retornos variáveis de escala (BCC) com orientação a output. Os resultados obtidos sugerem que a grande maioria dos municípios catarinenses não aloca de forma eficiente seus recursos e que os municípios menores são mais eficientes do que os municípios mais populosos. Por fim conclui-se que o crescimento dos gastos públicos não resultaram em melhores indicadores de qualidade do ensino fundamental de 2007 para 2011.

Abstract

Schooling is an asset that can be reproduced and offered to the population through the public sphere, is essential for the promotion of economic growth, reduction of inequality and poverty. For quality education the starting point is the quality of basic education. Thus, the objective of this study is to analyze the efficiency of public expenditures in Santa Catarina municipalities in allocating their resources in the initial years of elementary education in the years of 2007 and 2011. For this purpose the Data Envelopment Analysis (DEA) method, model Of variable returns of scale (BCC) with orientation to output. The results suggest that the vast majority of municipalities in Santa Catarina do not efficiently allocate their resources and that smaller municipalities are more efficient than the more populous municipalities. Finally, it is concluded that the growth of public spending did not result in better quality indicators of primary education from 2007 to 2011.

 

 

Biografia do Autor

Tatiane Salete Mattei, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

GRADUADA EM CIENCAS ECONÔMICAS PELA UNIOESTE, MESTRANDA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA UNIOESTE, BOLSISTA CAPES

Fernanda Mendes Bezerra, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Francisco Beltrão, PR

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEM. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão- PR no Curso de Economia e no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças regionais, pobreza, formação de capital humano, desenvolvimento.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Mattei, T. S., & Bezerra, F. M. (2018). Eficiência dos gastos públicos com educação: evidências para o ensino fundamental de Santa Catarina / Efficiency of public expenditure with education: evidence for the fundamental education of Santa Catarina. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 8(2), 27–46. https://doi.org/10.24302/drd.v8i2.1486

Edição

Seção

Artigos