A dinâmica regional do setor de turismo: um estudo da região turística Vales do Iguaçu – PR
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5606Resumo
Há décadas, muitas políticas para o setor de turismo vêm sendo elaboradas no Brasil. Dentre algumas particularidades, o foco de muitas delas se concentraram em desenvolver o setor regionalmente. Diante disso, esse estudo teve por objetivo analisar o setor de turismo na Região Turística Vales do Iguaçu, localizada no estado do Paraná, considerando sua dinâmica locacional, estrutural e espacial, durante o período compreendido entre os anos de 2012 e 2021. Para tanto, o procedimento metodológico amparou-se nos indicadores de análise regional. De modo geral, os resultados obtidos demonstraram que, transcorrido um período de dez anos, o setor na região analisada seguiu concentrado em poucos municípios, não sendo notado, desse modo, efeitos de impulsão, transbordamento para os municípios vizinhos ou mesmo de ligação entre as atividades analisadas. Na prática, tais resultados podem contribuir para que os tomadores de decisões locais e demais interessados possam, primeiramente, obterem conhecimento acerca do cenário e, diante disso, atuarem de modo mais assertivo no que compete ao planejamento e expansão do setor de turismo na região nos próximos anos.
Palavras-chave: desenvolvimento regional; turismo; região turística Vales do Iguaçu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.