O uso do cerrado amapaense e os recursos vegetais

Autores

  • Gilberto Ken Iti Yokomizo Embrapa Amapá
  • Liliane do Nascimento Costa Faculdade de Macapá (FAMA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1122

Palavras-chave:

Cerrado amapaense. Economia do Amapá. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O desenvolvimento regional na Amazônia é tema de grandes discussões, baseado na exploração de madeira na floresta densa de terra firme, notando-se que o cerrado existente é pouco discutido e conhecido. Desta forma, o objetivo deste artigo é mostrar as formas de uso, ocupação e possíveis consequências da utilização do cerrado amapaense, devido parcela desprezível ser protegida em Unidades de Conservação, podendo haver perda de materiais genéticos e principalmente por estar em condições climáticas tropicais. Conclui-se que o uso atual é baseado na silvicultura e pecuária e, pouco com agricultura, havendo elevado potencial para exploração para produção de alimentos, sendo fundamental a adoção de técnicas de manejo, material genético apropriado e existência de políticas públicas de gestão e fiscalização, o que ainda é insipiente e pouco aplicado, associando desenvolvimento com conservação ambiental.

Biografia do Autor

Gilberto Ken Iti Yokomizo, Embrapa Amapá

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador da Embrapa Amapá. Pós-Doutor em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2008). Docente nos cursos de pós-graduação (mestrados) em Desenvolvimento Regional da UNIFAP e também no BIONORTE do MCT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa e Melhoramento Genético Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, cobertura verde, palmito de pupunheira, açaizeiro, ornamentais tropicais e mangabeiras.

Liliane do Nascimento Costa, Faculdade de Macapá (FAMA)

Bióloga formada pela Universidade Federal do Amapá em Ciências Biológicas Licenciatura, mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas ambientais na linha de pesquisa: Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e cultura. Professora de Biologia, Microbiologia, Desenvolvimento Sustentável, Estrutura e Políticas Públicas Ambientais, Qualidade ambiental, Licenciamento ambiental e Avaliação de Impactos ambientais no Centro de Ensino Técnico Graziela Reis de Souza; Professora na Faculdade de Macapá - FAMA - PRONATEC - curso de Meio Ambiente e Controle de Florestas nas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Biologia ambiental, Fitossanidade e microbiologia.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Yokomizo, G. K. I., & Costa, L. do N. (2016). O uso do cerrado amapaense e os recursos vegetais. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 164–177. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1122

Edição

Seção

Artigos