Políticas públicas de bioeconomia no estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5726

Resumo

O artigo tem como objetivo abordar o cenário de políticas públicas no contexto da bioeconomia, com foco nas perspectivas das instituições governamentais-chave do estado do Amazonas. O estudo busca compreender o atual cenário e os possíveis desafios relacionados à implementação dessas políticas. A pesquisa está fundamentada em uma abordagem qualitativa, na qual foram conduzidas entrevistas com representantes de órgãos vinculados ao governo do estado do Amazonas, cujas percepções coletadas, a partir de entrevistas, foram analisadas utilizando o software IRaMuTeQ, que permitiu identificar padrões de palavras e temas recorrentes citados nas entrevistas. Os resultados conduziram a uma visão mais ampla sobre a bioeconomia no Amazonas, confirmando-se a hipótese de que, no ponto de vista dos atores entrevistados, as políticas públicas de bioeconomia no Estado do Amazonas ainda são insuficientes para a sua promoção.

Palavras-chave: Amazonas; políticas públicas; economia; bioeconomia; IRaMuTeQ.

Biografia do Autor

  • Sabrina Carvalho Melo, Universidade Federal do Amazonas

    Estudante do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas

  • Andreia Brasil Santos, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas. Manaus. Amazonas. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, Sabrina Carvalho; SANTOS, Andreia Brasil. Políticas públicas de bioeconomia no estado do Amazonas. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 946–970, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5726. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5726. Acesso em: 6 out. 2025.