Capital humano e desenvolvimento no estado do Paraná entre 2000 e 2010: uma análise espacial

Autores

  • Pietro André Telatin Paschoalino Universidade Estadual de Maringá.
  • Carlos Eduardo Caldarelli Universidade Estadual de Londrina.
  • Marcia Regina Gabardo da Camara Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1078

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Análise Espacial. Paraná.

Resumo

O objetivo deste estudo é estabelecer a relação entre desenvolvimento econômico e capital humano no estado do Paraná no período de 2000 e 2010. Desta monta, busca-se por meio da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), analisar a existência de autocorrelação espacial nos dados sobre o desenvolvimento nos municípios paranaenses. Utiliza-se além da análise univariada das variáveis PIB per capita, Índice de Gini e Índice de desenvolvimento humano municipal – componente educação –, uma análise bivariada, podendo assim medir a autocorrelação espacial entre as variáveis e o capital humano (IDHM-Educação). Das variáveis descritivas conclui-se que houve melhora no desenvolvimento das cidades do estado, porém, da AEDE infere-se que existe grande heterogeneidade nos municípios paranaenses referente ao desenvolvimento, além de grandes faixas de clusters (aglomerações). Conclui-se ainda que tanto a desigualdade de renda per capita, como PIB per capita estão altamente correlacionados com o capital humano nos munícipios paranaenses.

Biografia do Autor

Pietro André Telatin Paschoalino, Universidade Estadual de Maringá.

Economista, formado pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Eduardo Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina.

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina.

Marcia Regina Gabardo da Camara, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Paschoalino, P. A. T., Caldarelli, C. E., & Camara, M. R. G. da. (2016). Capital humano e desenvolvimento no estado do Paraná entre 2000 e 2010: uma análise espacial. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 193–215. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1078

Edição

Seção

Artigos