Anúncios

CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DO PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL E DEMOGRAFIA (PLURD)

2021-07-26

A área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) é constituída pela integração de três dimensões, quais sejam: o Planejamento Urbano e Regional, o Desenvolvimento Regional e a Demografia. A unidade entre essas dimensões, principalmente na formulação de políticas públicas, antecedeu a sua institucionalização junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Essa etapa foi marcada pelo processo de credenciamento dos primeiros Programas de Pós-Graduação, no início da década de 1970, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1970; na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971; na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1975 e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1985. Em meados da década de 1990, a área PLURD ampliou seu escopo de atuação com o advento dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, com o primeiro curso sendo criado em 1994, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS.
Ao final dos anos 1990, totalizando mais de trinta anos de atividades, a área PLURD apresentava elevado nível de consolidação. Esse fato foi corroborado pelo acentuado crescimento na oferta de novos programas, principalmente a partir do início deste século. Essa expansão foi intensificada no início deste século e pode ser constatada pelos dados, que apontam a existência de 06 (seis) Programas de Pós-Graduação no ano de 1998, em comparação com o cenário atual, com um total de 49 (quarenta e nove) programas, o que representa uma taxa de crescimento anual média de aproximadamente 10%.
De todo o exposto, constata-se a contribuição historicamente sustentada do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) no enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira, constituindo uma área de concentração cuja unidade e identidade extrapolam o âmbito acadêmico. 
Com base nessa longa e profícua trajetória da área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD), a Revista Desenvolvimento Regional em debate (DRd), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, torna pública a Chamada de trabalhos para Edição Especial intitulada: "PPG's da área PLURD: trajetórias e desafios".

Portanto, a Edição Especial busca reunir textos que versem sobre a constituição dos Programas de Pós-Graduação que integram a área do Planejamento Urbano Regional e Demografia, com destaque para sua trajetória, concepções, características e desafios. O conjunto de trabalhos publicados fomentará a identificação de elementos convergentes e potencialidades, as quais, poderão intensificar a interlocução e fortalecer redes de investigação e cooperação compostas por docentes dos Programas. Em última instância, a edição resultará na composição de um registro da memória da área PLURD, contribuindo para o seu fortalecimento.

Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DO PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL E DEMOGRAFIA (PLURD)

Edição Atual

v. 12 n. ed.esp.2(DossieCooperativismo) (2022): Dossiê: COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo
Publicado: 2022-05-27

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

Objetivo da DRd - Desenvolvimento Regional em debate

O objetivo da DRd é contribuir no debate sobre as múltiplas faces do desenvolvimento, na sua dimensão espacializada (local, regional, territorial). Considerando a multiescalaridade dos processos socioeconômico e culturais, propõe-se contribuir na compreensão da complexa problemática de inserção da dinâmica territorial na dinâmica global do desenvolvimento.

OUTRAS INFORMAÇÕES

A revista DRd - Desenvolvimento Regional em Debate é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas. A primeira edição da revista DRd ocorreu em novembro de 2011. Até 2018 teve edições semestrais e a partir de janeiro de 2019 passou a ser editada na forma de publicação contínua.

A revista DRd segue a tendência internacional das revistas acadêmicas que fomentam o acesso livre do conhecimento, disponibilizando resumos e textos de forma integral aos seus leitores.

O conteúdo da revista DRd direciona-se aos gestores e planejadores públicos e privados, aos pesquisadores, professores e estudantes, às lideranças sociais, políticas e econômicas, bem como, a todo o público leitor com interesse no tema desenvolvimento regional.

Atualmente, a revista DRd está indexada nas seguintes bases:

Diretórios: LATINDEX, LATIN REV, DIADORIM, DOAJ.

Base de Dados: SUMÁRIOS.ORG, REDIB, LIvRe, DIALNET, BASE, Redalyc.

Catálogos: Portal de peródicos CAPES.

Diretórios

   

Base de Dados

            

Catálogos