A construção de serviços turísticos como expressão de sociabilidade em ambiente rural: estudo de caso na Região Caminhos da Fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v16.5658

Resumo

Os recursos naturais, a história e a cultura podem ser mobilizadas como bases para estruturar a oferta de produtos e serviços. O objetivo desse artigo é resgatar as transformações na dinâmica da vida social rural e estabelecer a interface com a ativação de serviços em empreendimentos turísticos na região Caminhos da Fronteira – Santa Catarina. O levantamento de dados mobilizou entrevistas semiestruturadas com 28 gestores(as) de empreendimentos turísticos em seus dezoito municípios. Ao reconstruir a história de formação regional, demonstra-se que elementos da natureza, históricos e da vida social rural são assumidos como recursos para embasar a oferta de serviços. Assim como em outras regiões, os dados levantados evidenciam que o turismo em ambiente rural vem se expandindo e diversificando. A oferta de cada empreendimento tende a iniciar com recursos diversos, sendo que a escolha para uma maior especialização depende da demanda e das condições da família para a oferta.

Palavras-chave: agroturismo; território; cesta de bens e serviços territoriais.

Biografia do Autor

  • Adinor José Cappellesso, Instituto Federal de Santa Catarina. São Miguel do Oeste (IFSC/SMO)

    Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM/UFPel), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas (CCA/UFSC). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em agroecologia, fruticultura, sociologia, política e economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura, desenvolvimento territorial sustentável, políticas públicas, crédito rural e agroecologia. Atualmente é professor de Produção Vegetal Agroecológica na Área de Agronomia - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste.

  • Jaqueline Ely, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Possui formação de técnica em agropecuária (integrado ao ensino médio) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é graduanda do curso de Ciências Biológicas (com ênfase em Biologia Marinha) na Universidade do Estado de Santa Catarina no campus de Laguna (UDESC-CERES).

  • Gabrieli Cristina Ganzava Wickert, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui formação de técnica em agropecuária (integrado ao ensino médio) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2026-02-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPPELLESSO, Adinor José; ELY, Jaqueline; WICKERT, Gabrieli Cristina Ganzava. A construção de serviços turísticos como expressão de sociabilidade em ambiente rural: estudo de caso na Região Caminhos da Fronteira. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 16, p. 1–27, 2026. DOI: 10.24302/drd.v16.5658. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5658. Acesso em: 3 fev. 2026.