A construção de serviços turísticos como expressão de sociabilidade em ambiente rural: estudo de caso na Região Caminhos da Fronteira
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v16.5658Resumo
Os recursos naturais, a história e a cultura podem ser mobilizadas como bases para estruturar a oferta de produtos e serviços. O objetivo desse artigo é resgatar as transformações na dinâmica da vida social rural e estabelecer a interface com a ativação de serviços em empreendimentos turísticos na região Caminhos da Fronteira – Santa Catarina. O levantamento de dados mobilizou entrevistas semiestruturadas com 28 gestores(as) de empreendimentos turísticos em seus dezoito municípios. Ao reconstruir a história de formação regional, demonstra-se que elementos da natureza, históricos e da vida social rural são assumidos como recursos para embasar a oferta de serviços. Assim como em outras regiões, os dados levantados evidenciam que o turismo em ambiente rural vem se expandindo e diversificando. A oferta de cada empreendimento tende a iniciar com recursos diversos, sendo que a escolha para uma maior especialização depende da demanda e das condições da família para a oferta.
Palavras-chave: agroturismo; território; cesta de bens e serviços territoriais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.