PRONAF no estado do Paraná

quais lógicas de desenvolvimento têm sido fortalecidas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2860

Resumo

O trabalho objetiva analisar as atividades produtivas e empreendimentos rurais financiados pelo PRONAF no Estado do Paraná, a fim de compreender as lógicas de desenvolvimento rural e regional que o programa tem estimulado. Para cumprir este objetivo, a metodologia utilizada foi a de analisar os dados secundários da Matriz de Dados do Crédito Rural (MDCR), disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB), no período de 2013 a 2018. Os resultados e conclusões do estudo apontam para a grande expressividade do Paraná no uso dos recursos, com destaque para a modalidade de custeio, que perfaz 57% do total do volume do programa, que são aplicados em sua maioria nas culturas de grãos e commodities agrícolas. Os recursos de investimento voltam-se principalmente a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, para uso nestas mesmas culturas modernizadas da agricultura familiar. Neste sentido, o PRONAF tem fortalecido padrões de desenvolvimento rural que visam especializar a agricultura familiar na produção agrícola, deixando de lado princípios importantes como a diversificação rural, produção de alimentos, sustentabilidade ambiental e apoio as atividades rurais não agrícolas.

Palavras-chave: Agricultura familiar. PRONAF. Paraná. Desenvolvimento rural e regional.

Biografia do Autor

  • Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

  • Caroline Viganó, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Graduada em Ciências Contábeis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

  • Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutor em Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAZOLLA, Marcio; VIGANÓ, Caroline; MARINI, Marcos Junior. PRONAF no estado do Paraná: quais lógicas de desenvolvimento têm sido fortalecidas?. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 751–773, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2860. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2860. Acesso em: 22 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)