Aportes teórico-metodológicos sobre a dimensão espacial do desenvolvimento: uma contribuição

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida Universidade do Contestado - UnC
  • Marley Vanice Deschamps Universidade do Contestado - UnC
  • Marcos Benedito Schimalsk
  • Reinaldo Knorek Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.71

Palavras-chave:

Espaço. Território. Desenvolvimento. Dinâmica espacial. Teorias da localização.

Resumo

Ao revisar as diferentes abordagens teóricas sobre desenvolvimento, apesar de não ser uma prática hegemônica, é digno de registro o fato que autores e obras da Economia e outras áreas ressaltam a dimensão espacial do desenvolvimento. Propõe-se contribuir no debate sobre desenvolvimento, sistematizando os aportes teórico-metodológicos centrados na dinâmica espacial, desde os clássicos até os contemporâneos. Os aportes teóricos, prefere-se classificá-los, como o conjunto de teorias clássicas da localização, as teorias do desenvolvimento regional com ênfase nos fatores de aglomeração e a produção recente em economia regional. Já os aportes metodológicos, restringe-se à indicação de alguns dos principais métodos de análise regional, a partir dos quais seja possível fazer estudos comparativos entre regiões.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado - UnC

Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Atua no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC), Campus Canoinhas (SC).

Marley Vanice Deschamps, Universidade do Contestado - UnC

Economista, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Atua no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC, Campus Canoinhas (SC).

Marcos Benedito Schimalsk

Engenheiro Cartógrafo, Doutor em Ciências Geodésicas pela UFPR, com atuação na UDESC, Campus Lages (SC).

Reinaldo Knorek, Universidade do Contestado - UnC

Administrador, Doutor em Engenharia de Produção na UFSC. Atua no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC, Campus Canoinhas (SC).

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

Dallabrida, V. R., Deschamps, M. V., Schimalsk, M. B., & Knorek, R. (2011). Aportes teórico-metodológicos sobre a dimensão espacial do desenvolvimento: uma contribuição. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 1(1), 188–207. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.71

Edição

Seção

Artigos