Desafios para o associativismo de base territorial: o caso do projeto Tranças da Terra

Autores

  • Ana Lúcia Behrend Listone Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v4i2.684

Palavras-chave:

Artesanato. Desenvolvimento. Associativismo.

Resumo

Partindo da premissa que o associativismo consiste em importante estratégia para o desenvolvimento sustentável, o objetivo central deste artigo foi aprofundar a compreensão sobre as potencialidades e limites de estratégias de especificação de ativos territoriais como alternativa de desenvolvimento. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se define como qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista, a observação direta e o estudo de documentos. A investigação bibliográfica e a pesquisa de campo foram utilizadas para análise deste caso. Dentre os principais resultados apurou-se que de fato o projeto Tranças da terra contempla fortemente elementos das dimensões ambiental e social da sustentabilidade, faltando, contudo a observação de metas da dimensão econômica da sustentabilidade de forma a viabilizar e dar permanência ao Projeto.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Behrend Listone, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pesquisadora, Unoesc.

Eliane Salete Filippim, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pös-doutora em Administração Pública e Governo. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-10-24

Como Citar

Listone, A. L. B., & Filippim, E. S. (2014). Desafios para o associativismo de base territorial: o caso do projeto Tranças da Terra. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 4(2), 78–102. https://doi.org/10.24302/drd.v4i2.684

Edição

Seção

Artigos