Saúde e desenvolvimento: uma análise a partir do conceito de desenvolvimento de Amartya Sen

Autores

  • Aline Fernanda Fischborn Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v5i1.604

Palavras-chave:

Saúde. Desenvolvimento. Liberdade.

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre o conceito ampliado de saúde construído a partir da legalização do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição federal de 1988, em especial, consolidado através das Estratégias de Saúde da Família (ESF) com as ideias sobre desenvolvimento defendidas pelo economista Amartya Sen. Parte-se do pressuposto que a saúde abrange aspectos amplos e complexos, tais como questões sociais, econômicas, políticas e ambientais e quando entendida dessa forma, dialoga com as ideias apresentadas por Sen em seu livro “Desenvolvimento como Liberdade”. O presente artigo pretende assim, através de uma revisão bibliográfica, trazer as aproximações entre os ideais e ações da Política de Saúde vigente no Brasil, em especial no que tange a Atenção Básica e os conceitos defendidos por Sen. Conclui-se que os avanços alcançados pelo SUS, fazem dessa política de saúde um modelo mundial, na medida em que incentiva o desenvolvimento focado nas pessoas e na sua condição de vida buscando a construção de cidadãos livres.

Biografia do Autor

Aline Fernanda Fischborn, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutorando em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Downloads

Publicado

2015-03-26

Como Citar

Fischborn, A. F. (2015). Saúde e desenvolvimento: uma análise a partir do conceito de desenvolvimento de Amartya Sen. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 5(1), 201–210. https://doi.org/10.24302/drd.v5i1.604

Edição

Seção

Artigos