PRONAF no estado do Paraná

quais lógicas de desenvolvimento têm sido fortalecidas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2860

Resumo

O trabalho objetiva analisar as atividades produtivas e empreendimentos rurais financiados pelo PRONAF no Estado do Paraná, a fim de compreender as lógicas de desenvolvimento rural e regional que o programa tem estimulado. Para cumprir este objetivo, a metodologia utilizada foi a de analisar os dados secundários da Matriz de Dados do Crédito Rural (MDCR), disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB), no período de 2013 a 2018. Os resultados e conclusões do estudo apontam para a grande expressividade do Paraná no uso dos recursos, com destaque para a modalidade de custeio, que perfaz 57% do total do volume do programa, que são aplicados em sua maioria nas culturas de grãos e commodities agrícolas. Os recursos de investimento voltam-se principalmente a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, para uso nestas mesmas culturas modernizadas da agricultura familiar. Neste sentido, o PRONAF tem fortalecido padrões de desenvolvimento rural que visam especializar a agricultura familiar na produção agrícola, deixando de lado princípios importantes como a diversificação rural, produção de alimentos, sustentabilidade ambiental e apoio as atividades rurais não agrícolas.

Palavras-chave: Agricultura familiar. PRONAF. Paraná. Desenvolvimento rural e regional.

Biografia do Autor

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

Caroline Viganó, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Ciências Contábeis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Gazolla, M., Viganó, C., & Marini, M. J. (2020). PRONAF no estado do Paraná: quais lógicas de desenvolvimento têm sido fortalecidas?. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 751–773. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2860

Edição

Seção

Artigos