Análise das desigualdades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho de Santa Catarina

Autores

  • Taise Fátima Mattei UNIOESTE
  • Fernanda Mendes Bezerra Baço UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1455

Palavras-chave:

Capital Humano. Desenvolvimento Regional. Discriminação. Segmentação.

Resumo

O mercado de trabalho é marcado por elevadas desigualdades salariais entre homens e mulheres. Algumas teorias podem ser usadas para explicação dessas desigualdades, dentre elas, pode-se citar a teoria do capital humano, da segmentação e da discriminação. Partindo da ideia que existem diferenças salariais entre homens e mulheres, o objetivo desta pesquisa é explicar as diferenças salariais existentes no mercado de trabalho do estado de Santa Catarina nos anos 2000, 2007 e 2014 com base nas teorias que buscam explicar as desigualdades salariais. Para esta finalidade, serão estimadas equações Mincerianas de salários e utilizado o método de decomposição de rendimentos de Oaxaca-Blinder. Os dados utilizados na pesquisa são provenientes da RAIS. Os principais resultados revelaram que as diferenças salariais, em termos percentuais, entre homens e mulheres, diminuíram no período analisado no estado. No mesmo sentido, a discriminação salarial contra as mulheres também diminuiu no período, sendo, no entanto, o principal componente a explicar as diferenças salariais entre homens e mulheres. Além disso, percebeu-se que as variáveis de segmentação contribuíram muito pouco para a explicação das diferenças salariais, já as variáveis de capital humano contribuíam para reduzir as diferenças, sendo estas explicadas, quase que totalmente, pela discriminação contra a mulher. Dessa forma, sugere-se a necessidade de que se desenvolvam políticas voltadas ao combate da discriminação no mercado de trabalho, buscando, assim, diminuir as desigualdades salariais.

Biografia do Autor

Taise Fátima Mattei, UNIOESTE

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Professora temporária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão.

Fernanda Mendes Bezerra Baço, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças regionais, pobreza , formação de capital humano, desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Mattei, T. F., & Baço, F. M. B. (2017). Análise das desigualdades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho de Santa Catarina. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 96–117. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1455

Edição

Seção

Artigos