Agricultura urbana: o desenvolvimento de um projeto social

Autores

  • Joice Zagna Valent UFRGS
  • Letícia de Oliveira UFRGS
  • Vinicius Dornelles Valent IFRS

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1427

Palavras-chave:

Agricultura Comunitária. Alimentos. Social. Economia Solidária.

Resumo

A agricultura urbana integra o sistema econômico, ecológico e social. Além de proporcionar segurança alimentar, este estilo de agricultura pode ser entendido como um projeto social. Desse modo modifica a paisagem urbana, proporcionando educação ecológica, inclusão social e práticas de economia solidária. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi descrever um projeto social de agricultura urbana em uma comunidade localizada no município de Canoas, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, o estudo foi caracterizado como descritivo. A pesquisa iniciou com um levantamento bibliográfico sobre agricultura urbana e projeto social. A última etapa foi uma entrevista semiestruturada com a coordenadora de projetos da comunidade. Os resultados mostraram que a agricultura urbana possui, além da dimensão da produção de alimentos, a dimensão social, econômica, ecológica e simbólica. Concluiu-se neste trabalho que, vários projetos desenvolveram-se em torno do cultivo urbano de alimentos cujos principais impactos são: promoção da segurança alimentar, geração de emprego e renda, gestão ambiental, integração social e desenvolvimento de capital humano natural.

Biografia do Autor

Joice Zagna Valent, UFRGS

Bióloga, Mestre e Doutoranda em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre/RS. Brasil. 

Letícia de Oliveira, UFRGS

Administradora, Mestre em Administração pela UFLA, Doutora em Agronegócios pela UFRGS. Professora/Pesquisadora do curso de Pós-Graduação em Agronegócios da UFRGS. Porto Alegre/RS. Brasil. 

Vinicius Dornelles Valent, IFRS

Administrador, Mestre em Administração pela UFRGS, Doutorando em Agronegócios pela UFRGS. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Rolante. Rolante/RS. Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Valent, J. Z., Oliveira, L. de, & Valent, V. D. (2017). Agricultura urbana: o desenvolvimento de um projeto social. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 4–19. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1427

Edição

Seção

Artigos