Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento da cidade de São Francisco (EUA)

Autores

  • Ana Cristina de Faria Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Rômulo do Amaral Russi Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Angélica Felicidade Guião Marcato Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • João Alexandre Paschoalin Filho Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1406

Palavras-chave:

Administração Pública. Práticas sustentáveis. São Francisco. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e descrever as práticas sustentáveis adotadas pela Administração Pública da cidade de São Francisco (EUA). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental sobre a cidade de São Francisco, localizada no Estado da Califórnia (EUA) e destacada entre as cidades mais sustentáveis do mundo. Foram descritas as práticas sustentáveis empregadas pela Administração Pública da cidade de São Francisco, contemplando questões ambientais, econômicas e sociais, para o desenvolvimento sustentável da referida metrópole. Constatou-se na pesquisa práticas relacionadas à Bay Area, às áreas verdes, aos espaços verdes livres, às Construções Verdes ou Sustentáveis, a questão da Eficiência Energética, a Mobilidade Urbana e a gestão dos resíduos sólidos urbanos, com a implantação do Zero Waste, entre outras questões. A cidade de São Francisco, também tem implementado várias campanhas educacionais focadas em conscientizar os grupos vulneráveis sobre os cuidados ambientais. Os planos diretores desenvolvidos nos últimos anos contêm orientações para uso de terra mista, densificação, reciclagem urbana, preservação ambiental etc.; medidas que, além disso, contemplam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a otimização da eficiência econômica.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Faria, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-Doutorado em Gestão de Operações e Logística pela EAESP-FGV. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Professora do Programa de Pòs-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Rômulo do Amaral Russi, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestrando do Programa de Pòs-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE.

Angélica Felicidade Guião Marcato, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestranda do Programa de Pòs-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE.

João Alexandre Paschoalin Filho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Engenharia Agrícola (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Mestrado em Engenharia Agrícola (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Professora do Programa de Pòs-Graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE.

Downloads

Publicado

2017-05-12

Como Citar

Faria, A. C. de, Russi, R. do A., Marcato, A. F. G., & Paschoalin Filho, J. A. (2017). Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento da cidade de São Francisco (EUA). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(1), 214–235. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1406

Edição

Seção

Artigos