Evolução dos sistemas agrários no território de produção do “abacaxi terra de areia” no litoral do Rio Grande do Sul

Autores

  • Larissa Bueno Ambrosini
  • Carlos Alberto Oliveira de Oliveira Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO
  • Rodrigo Favreto Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1303

Palavras-chave:

História do Rio Grande do Sul. Ocupação territorial do RS. História Agrária do RS.

Resumo

O cultivo do abacaxi conhecido como abacaxi “terra de areia” é desenvolvido em pequenas propriedades no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A região é a maior produtora de abacaxi do estado. Uma das possibilidades de agregar valor ao abacaxi seria através de uma Indicação de Geográfica (IG). Nosso estudo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende levantar dados e discutir o potencial do abacaxi “terra de areia” em obter uma IG. Sendo um requisito identificar a origem da cultura na região e sua história, utilizamos a metodologia dos sistemas agrários (SA). O objetivo do artigo é apresentar os resultados dessa pesquisa: a reconstituição dos sistemas agrários do Litoral Norte do RS, situando o cultivo do abacaxizeiro na história da região. Num contexto histórico longo, vimos que o cultivo do abacaxi é bastante recente e que sua implantação está relacionada à busca de alternativas para as propriedades rurais dessa região. Pudemos constatar também que o núcleo urbano que deu origem ao município Terra de Areia, que empresta seu nome ao abacaxi, surge aproximadamente no mesmo período: ambos a partir da década de 1940. Os primeiros abacaxizeiros passaram por um período de adaptação e seleção natural e artificial de algumas décadas. A condição de solo em Terra de Areia foi apontada como um fator importante para o estabelecimento do abacaxi. Nos locais onde o solo é mais fértil, os produtores passaram a se dedicar a outros cultivos. 

Biografia do Autor

Larissa Bueno Ambrosini

Doutora em Administração (Université de Bourgogne- França). Pesquisadora da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO. Porto Alegre, RS. Brasil.

Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO

Mestre em Agronegócios (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO. Porto Alegre, RS. Brasil.

Rodrigo Favreto, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO

Doutor em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO. Porto Alegre, RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-12

Como Citar

Ambrosini, L. B., Oliveira, C. A. O. de, & Favreto, R. (2017). Evolução dos sistemas agrários no território de produção do “abacaxi terra de areia” no litoral do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(1), 25–50. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1303

Edição

Seção

Artigos