Erva-mate e neuroproteção: inovação e desenvolvimento territorial no Planalto Norte Catarinense com base em estudos pré-clínicos

Autores

  • Simone Molz Fundação Universidade do Contestado - UnC
  • Fabiana Kalyne Ludka Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1211

Palavras-chave:

Produtos naturais. Fitoterápico. Erva-mate. Neuroproteção. Planalto Norte Catarinense.

Resumo

Levando em conta a necessidade de se converter o grande arsenal químico da biodiversidade brasileira em potencial econômico, considerações devem ser feitas em relação ao entendimento do processo de inovação em medicamentos fitoterápicos e sua contribuição para o desenvolvimento de uma região. Erva mate (Illex paraguariensis) é uma espécie nativa da região do Planalto Norte Catarinense e grande parte das propriedades rurais tem na sua exploração uma importante fonte de renda. Embora já existam muitos produtos no mercado utilizando partes da planta ou extratos de erva mate, nenhum até o momento adquiriu grau de fitomedicamento. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos efeitos biológicos de extratos de plantas nativas do Planalto Norte Catarinense, com ênfase no extrato de erva mate, e também fazer uma discussão de como estes achados podem contribuir para a inovação em fitomedicamento. As metodologias de estudo utilizaram modelos animais de atividade tipo-antidepressiva e métodos químicos para medida de viabilidade celular. Os resultados obtidos demonstraram que o tratamento com extrato hidroalcoólico de erva mate apresenta efeito tipo-antidepressivo e neuroprotetor em modelos animais de estudo (chamados de pré-clínicos). Tendo em vista que tradicionalmente a erva mate é utilizada devido a suas propriedades estimulantes do sistema nervoso central, os resultados aqui apresentadas dão subsídios para o desenvolvimento de um medicamento fitoterápico a partir da erva mate. Entretanto, esta perspectiva depende de uma articulação interdisciplinar entre a academia e a indústria, além de investimento em pesquisa e inovação.

Biografia do Autor

Simone Molz, Fundação Universidade do Contestado - UnC

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Neurociência pela UFSC e Doutorado em Neurociência - ênfase em Neurobiologia Celular e Molecular pela UFSC e Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente é professora da Fundação Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Neurociência e Bioquímica, com ênfase em Neurotoxicidade e Neuroproteção, atuando principalmente nos seguintes temas: neurodegeneração e compostos neuroprotetores.

Fabiana Kalyne Ludka, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia pela Universidade do Contestado e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora do Curso de Farmácia da Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2016-07-22

Como Citar

Molz, S., & Ludka, F. K. (2016). Erva-mate e neuroproteção: inovação e desenvolvimento territorial no Planalto Norte Catarinense com base em estudos pré-clínicos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(2), 189–206. https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1211