Análise da dinâmica do emprego nas regiões turísticas paranaenses

uma abordagem pelo método shift-share

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4060

Resumo

O setor de turismo tem se firmado como uma importante atividade econômica, sendo capaz de fomentar a geração de emprego, renda e desenvolvimento. Há décadas o país vem buscando decentralizar as ações no setor, cujo foco maior se encontra na regionalização. Diante disso, esse estudo teve por objetivo analisar a dinâmica do emprego formal nas 14 regiões turísticas do estado do Paraná, considerando seus componentes estruturais e diferenciais, no período de 2013 a 2019. Com isso, adotou-se como procedimento metodológico o método shift-share. Os resultados evidenciaram um baixo dinamismo sob o enfoque do crescimento do emprego, sendo que em quatro regiões houve retração na variação líquida de empregos no período. Além disso, constatou-se regiões turísticas que não se encontram especializadas no turismo, sendo que, em metade delas, sequer foi verificada a presença de vantagens locacionais.

Palavras-chave: Turismo. Emprego. Estado do Paraná. Shift-share.

Biografia do Autor

  • Edson Santos Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão. Paraná. Brasil.

  • Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutorado em Tecnologia e Desenvolvimento. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, Edson Santos; MARINI, Marcos Junior. Análise da dinâmica do emprego nas regiões turísticas paranaenses: uma abordagem pelo método shift-share. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 357–379, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.4060. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4060. Acesso em: 1 maio. 2025.