Análise comparativa de lucratividade das culturas de erva-mate em relação a soja no Planalto Norte Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2717

Resumo

Diante da importância das culturas de erva-mate e soja no Planalto Norte de Santa Catarina faz-se essencial um estudo dos valores de custos e o retorno financeiro da produção de erva-mate como forma de diversificar a propriedade, tornando-a mais lucrativa. O desenvolvimento de uma ferramenta de consulta para tomada de decisões em relação a diversificação de culturas e comparativos, traz aos agricultores e investidores rurais, um instrumento auxiliar para a tomada de decisão baseada em valores reais médios de acordo com a região e realidade. Deste modo, o objetivo foi analisar a lucratividade obtida com o cultivo de erva-mate e comparar com a obtida com o cultivo de soja em área agrícola na região do Planalto Norte Catarinense. A pesquisa foi do tipo quantitativa, exploratória e descritiva. Realizou-se a análise financeira do Valor Presente Líquido (VPL). Os resultados indicaram que num período de 10 anos das duas atividades, a erva-mate, apesar de requerer maior tempo entre o investimento e o retorno econômico, foi superior financeiramente. A cultura da erva-mate tem seu retorno de investimento no quinto ano após o plantio. A soja mantém lucratividade a cada safra, necessitando investimentos para produção anual, já a erva-mate, há investimento maior no primeiro ano, e diminui os investimentos a partir do segundo ano, apenas para manter as plantas em crescimento, e estabilizando a produção no nono ano. Conclui-se que a erva-mate tem retorno financeiro superior em relação à soja.

Palavras-Chave: Análise Financeira. Agricultura. Rentabilidade. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Daniela Pedrassani, Universidade do Contestado

    Doutora em Medicina Veterinária, UNESP. Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Marisa Liller Knop, Universidade do Contestado

    Mestre em Desenvolvimento Regional, UnC. Universidade do Contestado-UnC, Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Jamile Perciak, Universidade do Contestado

    Acadêmica de Administração da Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas, Bolsista do UNIEDU – Artigo 170, pesquisa. . Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEDRASSANI, Daniela; KNOP, Marisa Liller; PERCIAK, Jamile. Análise comparativa de lucratividade das culturas de erva-mate em relação a soja no Planalto Norte Catarinense. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 269–282, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2717. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2717. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)