O uso do cerrado amapaense e os recursos vegetais

Autores

  • Gilberto Ken Iti Yokomizo Embrapa Amapá
  • Liliane do Nascimento Costa Faculdade de Macapá (FAMA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1122

Palavras-chave:

Cerrado amapaense. Economia do Amapá. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O desenvolvimento regional na Amazônia é tema de grandes discussões, baseado na exploração de madeira na floresta densa de terra firme, notando-se que o cerrado existente é pouco discutido e conhecido. Desta forma, o objetivo deste artigo é mostrar as formas de uso, ocupação e possíveis consequências da utilização do cerrado amapaense, devido parcela desprezível ser protegida em Unidades de Conservação, podendo haver perda de materiais genéticos e principalmente por estar em condições climáticas tropicais. Conclui-se que o uso atual é baseado na silvicultura e pecuária e, pouco com agricultura, havendo elevado potencial para exploração para produção de alimentos, sendo fundamental a adoção de técnicas de manejo, material genético apropriado e existência de políticas públicas de gestão e fiscalização, o que ainda é insipiente e pouco aplicado, associando desenvolvimento com conservação ambiental.

Biografia do Autor

  • Gilberto Ken Iti Yokomizo, Embrapa Amapá
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador da Embrapa Amapá. Pós-Doutor em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2008). Docente nos cursos de pós-graduação (mestrados) em Desenvolvimento Regional da UNIFAP e também no BIONORTE do MCT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa e Melhoramento Genético Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, cobertura verde, palmito de pupunheira, açaizeiro, ornamentais tropicais e mangabeiras.
  • Liliane do Nascimento Costa, Faculdade de Macapá (FAMA)
    Bióloga formada pela Universidade Federal do Amapá em Ciências Biológicas Licenciatura, mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas ambientais na linha de pesquisa: Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e cultura. Professora de Biologia, Microbiologia, Desenvolvimento Sustentável, Estrutura e Políticas Públicas Ambientais, Qualidade ambiental, Licenciamento ambiental e Avaliação de Impactos ambientais no Centro de Ensino Técnico Graziela Reis de Souza; Professora na Faculdade de Macapá - FAMA - PRONATEC - curso de Meio Ambiente e Controle de Florestas nas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Biologia ambiental, Fitossanidade e microbiologia.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

YOKOMIZO, Gilberto Ken Iti; COSTA, Liliane do Nascimento. O uso do cerrado amapaense e os recursos vegetais. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 164–177, 2016. DOI: 10.24302/drd.v6i3.1122. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1122. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 447

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.