Formas de orquestração da inovação em arranjos produtivos locais

um estudo no setor moveleiro e de calçados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5066

Resumo

Gerar inovação é uma atividade complexa e não linear, sendo importante compreender como orquestra-la nos mais diversos ambientes. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar como as formas de orquestração afetam o nível de aprendizado e inovação em dois Arranjos Produtivos Locais (APLs), um do setor moveleiro e outro de calçados. A pesquisa possui uma abordagem exploratória descritiva, e tem como base a Análise de Redes Sociais (ARS). Os dados foram coletados através de questionários aplicados presencialmente com empresas dos APLs de Marco e Crajubar. Os resultados apontam, que na rede de móveis ocorre uma orquestração dominante e está, possui um maior nível de inovação. Já na rede de calçados, ficou evidente que nenhum ator a lidera, o que configura uma orquestração consensual. Além disso, foi constatado que que não há diferença com relação ao nível de aprendizado entre os APLs, independente da forma de orquestração.

Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local; Rede; Ator; Orquestração; Inovação.

Biografia do Autor

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará onde fui Bolsista de pesquisa CAPES de 2018 - 2020. Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza onde fui bolsista de iniciação científica e monitor institucional. Pesquiso na área de inovação, com ênfase nos temas relacionados a Inovação e desempenho empresarial, Financiamento da inovação, Redes organizacionais, Orquestração da Inovação, Inovação Social, Inovação e empreendedorismo, Inovação inclusiva, Inovação e sustentabilidade. Participante do grupo de pesquisa em Economia da inovação e Agronegócio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Possuo experiência na área Administrativa/Financeira e comercial de grandes grupos empresariais. Atualmente docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Luis Alves da Silva Cruz Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Experiência e expertise na área de Administração Financeira, análise de dados e métodos quantitativos aplicados a diversas áreas

Elda Fontenele Tahim, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Ciências Econômicas (área de concentração: Inovação Tecnológica) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995) e graduada em Engenharia de Pesca pela UFC (1989). Analista/pesquisadora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - Instituto CENTEC. Professora colaborada (corpo permanente) do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará(PPGA/ UECE). Coordenadora da Pós-graduação e Pesquisa e do Núcleo de Inovação Tecnologia do Instituto CENTEC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação - sistema de inovação, gestão da inovação e inovação no agronegócio.

Samuel Façanha Câmara, Universidade Estadual do Ceará

Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia em 1989. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará em 1993. Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2002. Realizei pesquisa de Pós-Doutorado em Gestão da Inovação na FGV-EBAPE em 2013. Ao longo de minha carreira, ocupei diversos cargos e funções, inclusive atuando como Vice-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Diretor de Articulação Institucional do Instituto de Tecnologia da Informação - ITIC (de 2005 a 2008), Coordenador e Vice-Coordenador do Mestrado e posteriormente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE, Coordenador do Projeto RedeNit-CE ( uma rede de inovação composta por NITs no Ceará), Coordenador do Centro de Pesquisa em Gestão Tecnológica, Inovação e Conhecimento (GESTIC), Cientista Chefe de Inovação do Governo do Estado do Ceará e Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará. Publiquei artigos de pesquisa em revistas de alto impacto.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Lobo, E. A., Cruz Neto, L. A. da S., Tahim, E. F., & Câmara, S. F. (2024). Formas de orquestração da inovação em arranjos produtivos locais: um estudo no setor moveleiro e de calçados. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 300–320. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5066

Edição

Seção

Artigos