Direito penal na memória: analisando a responsabilidade criminal nos crimes envolvendo manipulação da história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5651

Palabras clave:

manipulação, história, genocídio, direito penal, liberdade de expressão

Resumen

O presente artigo tem como objetivo, estudar o comportamento da jurisprudência e a resposta do direito penal, em casos envolvendo manipulação histórica, bem como o nível de impacto que eventual manipulação tem em gerações posteriores, alterando a realidade fática dos eventos mundiais. Dessa forma a presente pesquisa, apresentará casos relevantes nacionais e internacionais, na sequência demonstrará exemplos de julgados, ao final trazendo as devidas conclusões acerca da pesquisa. O estudo para tanto, trará com riqueza de detalhes, os eventos pesquisados, bem como a resposta e os parâmetros que obtivemos para definir o comportamento dos tribunais nacionais e internacionais.

Biografía del autor/a

  • João Pedro Souza, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Direito pela UNC, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Advogado. 

Publicado

2024-12-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SOUZA, João Pedro; AMBROSIO, Felipe Augusto Rodrigues. Direito penal na memória: analisando a responsabilidade criminal nos crimes envolvendo manipulação da história. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 4302–4320, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5651. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5651. Acesso em: 9 may. 2025.