Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  • A revista Academia de Direito aceita apenas artigos originais e inéditos de discentes e docentes da UnC, recebidos exclusivamente via sistema online da revista, e que não estejam sendo avaliados, para publicação, por outra revista.
  • Os artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, redigidas conforme os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as regras de formatação abaixo indicadas. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, não devendo ultrapassar os 2MB).
  • Os artigos devem ser organizados em: Título (máximo de 15 palavras) na língua original e traduzido para o inglês; Resumo na língua original e Abstract (máximo de 250 palavras cada); Palavras-chave na língua original e Keywords (mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada); Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais e Referências.
  • O arquivo do artigo NÃO deverá conter identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar em documento complementar que deverá ser anexado no passo 2 da submissão: Transferência de documentos suplementares. O arquivo deverá conter: Título do artigo, nome por extenso de cada autor, com seu(s) título(s) acadêmico(s) mais elevado(s), sua vinculação institucional (função, instituição, departamento, e outros), cidade, estado, país e endereço eletrônico de todos os autores do artigo.
  • As margens superior e esquerda devem ficar definidas em 3 cm e as margens inferior e direita devem ficar definidas em 2 cm, com fonte Arial, tamanho 12 no corpo do texto, e tamanho menor (10) para citações longas.
  • Os artigos devem estar vinculados com o contexto do Direito e serem escritos em língua portuguesa ou espanhola.
  • As referências deverão estar em ordem alfabética, obedecendo a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, vigente). Exemplos:

(1) Um autor:

FERRAZ JÚNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

(2) Dois autores:

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002. 

(3) Três autores:

FINK, Daniel Roberto; ALONSO JUNIOR, Hamilton; DAWALIBI, Marcelo. Aspectos jurídicos do licenciamento ambiental. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. 

(4) Quatro ou mais autores:

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009. 

(5) Organizador, Coordenador, etc.:

MASSARO, Ana Carolina Pedrosa (Org.). Temas atuais de direito e ética: ensaios jurídicos em homenagem ao professor Eber Betanzos Torres. Brasília: Kiron, 2015. 

(6) Textos integrantes de uma coletânea (Capítulos de livros):

MATTOS NETO, Antonio José de. Função ética da propriedade imobiliária no novo Código Civil. In: BARROSO, Lucas Abreu; PASSOS, Cristiane Lisita (Coord.). Direito agrário contemporâneo. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. 

(7) Trabalhos apresentados em eventos:

MOURA, R.; KLEINKE, M. de L. U. Espacialidades e institucionalidades: uma leitura do arranjo sócio-espacial e do modelo de gestão das regiões metropolitanas do sul do Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24., out. 2000. Petrópolis. Anais... Petrópolis, 2000. 

(8) Artigos de publicações periódicas:

GOMIDE, Alexandre Junqueira. Privacidade e liberdade de expressão: pessoas públicas, célebres e privadas, interesse público e a redução dos direitos à personalidade. Revista Síntese Direito Civil e Processual Civil, São Paulo, v. 19, n. 117, p. 87-105, fev. 2019. 

-Artigos de Jornal:

AZEVEDO, Dermi. Sarney convida igrejas cristãs para diálogo sobre o pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno de Economia, p. 13. 

-Entidades coletivas:

BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Instrumentos das políticas e da gestão dos serviços públicos de saneamento básico. Brasília: Ministério das Cidades, 2009. 

BRASIL. Novo código florestal: lei nº 12.727 de 17/10/2012. Brasília: Câmara dos Deputados, 2014. 

-Periódicos:

REVISTA GRIFOS. CHAPECÓ: Argos, 2006, Semestral. ISSN 1414-0268. 

FOLHA ON-LINE. São Paulo. Diário. Disponível em: <endereço do site>. Acesso em: 27 ago. 2001. 

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997-. [CD-ROM.] Ementário da Jurisprudência do STJ. 

(9) Dissertações, teses etc.

SCHERY, Célia. Território da cidadania: uma análise das ações estruturantes no território da cidadania Paraná Centro. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade do Contestado, Canoinhas, 2015. 

(10) Documentos em formato eletrônico

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Status atual das atividades de projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e no mundo. 2007. Disponível em: <www.mct.gov.br/upd_blob/7844.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2008. 

(11) Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos:

SEMINÁRIO NACIONAL DE DIREITO AGRÁRIO, 1, 1994, Curitiba. Anais ... Curitiba: Instituto Ambiental do Paraná, 1994. 

(12) Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página. Quando citados entre parênteses utilizar letras maiúsculas. Ex.: (VALLEJO, 1988, p. 87); (SACHS, 1986), e quando citados fora do parênteses utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Ex.: Vallejo (1988, p. 87); Sachs (1986)

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.