Usucapião extrajudicial: um procedimento sem conflito

Autores/as

  • Paola Sabrina Ribas Pimentel Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5497

Palabras clave:

Requisitos, Provimento 65/2017 do CNJ, Usucapião, Extrajudicial

Resumen

Este estudo investiga a usucapião extrajudicial no Brasil, introduzida pelo artigo 1.071 do Código de Processo Civil, que adicionou o artigo 216-A à Lei de Registros Públicos. A presente pesquisa destaca a relevância desse mecanismo legislativo, que visa agilizar e tornar mais eficiente o reconhecimento do direito de propriedade. O problema aventado é o seguinte questionamento: em que medida a usucapião extrajudicial está sendo utilizada nas Comarcas do Planalto Norte Catarinense? Para tanto o objetivo geral é analisar o uso do procedimento extrajudicial nas Comarcas do Planalto Norte Catarinense. Em sua abordagem teórica, o estudo detalha os requisitos para a formalização do procedimento de usucapião extrajudicial. Utilizou-se o método indutivo através de uma pesquisa documental direta, com coleta de dados junto aos Registros de Imóveis do Planalto Norte Catarinense, apontando o número de registros de usucapião judicial e extrajudicial registrados a partir da publicação do Provimento nº 65/2017 do CNJ até o corrente ano de 2024. Os resultados indicam que, embora a usucapião extrajudicial tenha avançado, ainda representa uma parcela menor dos registros comparados ao judicial. Este levantamento empírico ilustra o impacto e a eficácia da usucapião extrajudicial no contexto imobiliário brasileiro.

Biografía del autor/a

  • Paola Sabrina Ribas Pimentel, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Direito pela UNC, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

     

Publicado

2024-12-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PIMENTEL, Paola Sabrina Ribas; GUERBER, Patricia Minini Wechinewsky. Usucapião extrajudicial: um procedimento sem conflito. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 3141–3162, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5497. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5497. Acesso em: 9 may. 2025.