O uso medicinal da cannabis: aspectos legais do acesso à medicação

Autores/as

  • Rafael Wolf Rauen Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4982

Palabras clave:

Cannabis, Canabinoides, Epilepsia, ANVISA

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o uso medicinal da cannabis, assim como analisar os aspectos legais referentes às autorizações de cultivo tanto para pessoa física, como para associações de pacientes que fazem o uso das suas propriedades medicinais, comentar sobre as legislações que permitiram e vêm a permitir a importação de produtos contendo canabinoides, além de abordar a possibilidade de custeio do tratamento pelo SUS. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e documental pelo meio qualitativo com o objetivo de fazer um estudo do avanço no que concerne a regulamentação do uso para fins medicinais, bem como se há necessidade de atualização legislativa.

Biografía del autor/a

  • Rafael Wolf Rauen, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-11-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RAUEN, Rafael Wolf; TOPOROSKI, Elizeu Luiz. O uso medicinal da cannabis: aspectos legais do acesso à medicação. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 2255–2272, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4982. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4982. Acesso em: 9 may. 2025.