A inclusão digital nas escolas brasileiras durante a pandemia de COVID-19 em consonância com o objetivo de nº 04 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

Autores/as

  • Gabriela Stefany Alves Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Universidad de La Empresa, Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3879

Palabras clave:

Educação, Agenda 2030, ODS, Inclusão Digital, Covid-19

Resumen

No ano de 2020, o Brasil foi surpreendido pela pandemia de covid-19, momento no qual foi necessário o isolamento social que refletiu em diversos fatores, como o fechamento de escolas e posterior ensino remoto, e a crescente inclusão digital nas escolas brasileiras. A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece objetivos e metas para que os países alcancem um futuro sustentável, dentre eles, o objetivo número quatro preza por assegurar a inclusão da educação de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas ao longo da vida. O presente estudo justifica-se em razão da importância de analisar o direito fundamental à educação e sua efetividade no cenário pandêmico, em relação ao cumprimento do objetivo que trata da educação na agenda 2030 da ONU, para tanto questiona-se: em que medida é possível garantir o cumprimento do objetivo 4 da Agenda 2030 frente à pandemia Covid-19 com a inclusão digital nas escolas brasileiras? O método de abordagem utilizado foi o indutivo, em razão do emprego de um caso concreto, em que é observado um fenômeno que está ocorrendo. A pesquisa é do tipo documental indireta bibliográfico-doutrinária. Como conclusão destaca-se que para o cumprimento ODS nº 04, é fundamental que os poderes públicos em âmbito municipal, estadual e federal criem projetos e estratégicas para o acesso integral da internet a todos os indivíduos, reduzindo custos e provendo uma internet de qualidade, sendo importante também, o uso consciente e correto dos referidos meios tecnológicos, sobretudo por parte dos alunos.

Biografía del autor/a

  • Gabriela Stefany Alves, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Patricia Minini Wechinewsky, Universidad de La Empresa, Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UNC)

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

Publicado

2022-04-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ALVES, Gabriela Stefany; WECHINEWSKY, Patricia Minini. A inclusão digital nas escolas brasileiras durante a pandemia de COVID-19 em consonância com o objetivo de nº 04 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Academia de Direito, [S. l.], v. 4, p. 559–578, 2022. DOI: 10.24302/acaddir.v4.3879. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3879. Acesso em: 1 may. 2025.