A inclusão digital nas escolas brasileiras durante a pandemia de COVID-19 em consonância com o objetivo de nº 04 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)
DOI:
https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3879Palabras clave:
Educação, Agenda 2030, ODS, Inclusão Digital, Covid-19Resumen
No ano de 2020, o Brasil foi surpreendido pela pandemia de covid-19, momento no qual foi necessário o isolamento social que refletiu em diversos fatores, como o fechamento de escolas e posterior ensino remoto, e a crescente inclusão digital nas escolas brasileiras. A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece objetivos e metas para que os países alcancem um futuro sustentável, dentre eles, o objetivo número quatro preza por assegurar a inclusão da educação de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas ao longo da vida. O presente estudo justifica-se em razão da importância de analisar o direito fundamental à educação e sua efetividade no cenário pandêmico, em relação ao cumprimento do objetivo que trata da educação na agenda 2030 da ONU, para tanto questiona-se: em que medida é possível garantir o cumprimento do objetivo 4 da Agenda 2030 frente à pandemia Covid-19 com a inclusão digital nas escolas brasileiras? O método de abordagem utilizado foi o indutivo, em razão do emprego de um caso concreto, em que é observado um fenômeno que está ocorrendo. A pesquisa é do tipo documental indireta bibliográfico-doutrinária. Como conclusão destaca-se que para o cumprimento ODS nº 04, é fundamental que os poderes públicos em âmbito municipal, estadual e federal criem projetos e estratégicas para o acesso integral da internet a todos os indivíduos, reduzindo custos e provendo uma internet de qualidade, sendo importante também, o uso consciente e correto dos referidos meios tecnológicos, sobretudo por parte dos alunos.
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