Repercussões territoriais dos investimentos em cultura na Região “Rota Missões” do Rio Grande do Sul.

Autores

  • Victor da Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa - São Borja

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.933

Palavras-chave:

Cultura. Região. Política pública. Territorialização de gastos públicos.

Resumo

O presente artigo, utilizando-se de resultados da pesquisa realizada em 2014 intitulada “A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: a ‘Rota Missões’ no Rio Grande do Sul”, tem por objetivo discutir as repercussões territoriais a partir dos investimentos públicos municipais em cultura na região das missões do Rio Grande do Sul, Brasil, com base na ampliação do referencial teórico da pesquisa supracitada e em dados oriundos de órgãos oficiais sistematizados a partir de pesquisas anteriores e por propostas dos autores. Os resultados, pautados por uma discussão teórica anterior, apresentaram a possibilidade de identificação de padrões no deslocamento dos gastos a partir das categorizações criadas, assim como a percepção de um município polo, Santo Ângelo, que concentra os fluxos referentes a gastos públicos municipais em cultura na região das Missões do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Victor da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Geografia (UNIFRA), Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC) e doutorando em Geografia (UFPE)

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa - São Borja

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor adjunto do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - campus São Borja.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

Oliveira, V. da S., & Martins, T. C. (2016). Repercussões territoriais dos investimentos em cultura na Região “Rota Missões” do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(1), 136–158. https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.933

Edição

Seção

Artigos