Expansão da Educação Superior Stricto Sensu: o sudoeste do Paraná

Autores

  • Nayara Massucatto UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
  • Giovanna Pezarico UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
  • Marlize Rubin Oliveira UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.647

Palavras-chave:

Expansão da Educação Superior. Pós-graduação (Stricto Sensu). Sudoeste do Paraná.

Resumo

Este trabalho esteve inserido em um projeto de pesquisa, cujo objetivo pretendeu investigar o processo de expansão da Educação Superior no Sudoeste do Paraná, seus desafios, perspectivas e possibilidades para o desenvolvimento regional. O recorte ora exposto buscou compreender o desenvolvimento da expansão da Educação Superior no Brasil e no Sudoeste do Paraná, além de traçar um perfil referente aos cursos de Pós-Graduação presentes nesta região, através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Optou-se em analisar a caracterização dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na região, bem como verificar se esses têm acompanhado os  movimentos nacionais das políticas públicas para a Educação Superior. A interiorização a partir do movimento de Políticas Públicas não deixa de ser também um interesse local de desenvolvimento. Esse interesse se dá pelo processo de transformação que aos poucos está inserindo outras formas de expansão econômicas e sociais. Verifica-se que a implementação dos programas foi uma necessidade atendida primeiramente ao desenvolvimento da região,  contextualizada à educação e novas formas de produção que deixaram de ser essencialmente agrícolas.  Por fim, no que se refere ao perfil dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu no Sudoeste do Paraná, em sua maioria em processo de consolidação e avaliação apresentam como finalidades a perspectiva de contribuir com o desenvolvimento regional, a partir da capacitação de profissionais que atuem nas diferentes áreas com foco na formação especializada e qualificada a partir da pesquisa.

 

Biografia do Autor

Nayara Massucatto, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR, Campus Pato Branco.

Giovanna Pezarico, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Doutora em Tecnologia, Professora no Curso de Administração e membro do CEPAD-ADM da UTFPR, Campus Pato Branco.

Marlize Rubin Oliveira, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e membro do CEPAD da UTFPR, Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

Massucatto, N., Pezarico, G., & Rubin Oliveira, M. (2016). Expansão da Educação Superior Stricto Sensu: o sudoeste do Paraná. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(1), 159–174. https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.647

Edição

Seção

Artigos