Regiões metropolitanas do Ceará: dispersão produtiva e concentração de serviços

Autores

  • José Micaelson Lacerda Morais Universidade Regional do Cariri. Departamento de Economia
  • Fernando Cezar de Macedo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v4i2.577

Palavras-chave:

Metropolização. Acumulação de capital. Dispersão produtiva. Especialização de serviços.

Resumo

As últimas décadas do século XX registraram mudanças no paradigma dominante (técnico-econômico-produtivo-social), a partir do desenvolvimento tecnológico integrado (transportes, comunicação, eletrônica), que conformam um novo regime de acumulação de capital, marcadamente com dominância financeira. Mudanças que marcam o que há de novidade na criação e expansão das atividades de serviços, através do aparecimento de serviços com elevado conteúdo informacional, que permitem hipermobilidade ao capital com implicações importantes na geografia econômica, em diferentes níveis escalares. A diversificação dos serviços com níveis de complexidades cada vez maiores indica seu papel crescente na organização da economia e dos territórios, particularmente no que diz respeito à questão metropolitana. Neste contexto, o artigo analisa os processos de dispersão produtiva e de concentração de serviços no Ceará, a partir da escala metropolitana constituída pelas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

Biografia do Autor

José Micaelson Lacerda Morais, Universidade Regional do Cariri. Departamento de Economia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Pós-doutorado no Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico IE/Unicamp (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Regional do Cariri (URCA) e desenvolve trabalhos na área de Economia Regional e Urbana.

Fernando Cezar de Macedo, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Unicamp. Professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas, na área de política econômica e desenvolvimento regional. Coordena o Grupo de Estudos sobre Transformações Econômicas e Dinâmica Territorial – GETETE.

Downloads

Publicado

2014-10-24

Como Citar

Morais, J. M. L., & Macedo, F. C. de. (2014). Regiões metropolitanas do Ceará: dispersão produtiva e concentração de serviços. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 4(2), 178–203. https://doi.org/10.24302/drd.v4i2.577

Edição

Seção

Artigos