Perfil de conduta econômica, ambiental e social

um estudo em uma indústria metal mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2796

Resumo

A interferência do ser humano sobre o meio ambiente, tem causado impactos negativos, aumentando as discussões acerca de ações que visem o equilíbrio da preservação ambiental, melhoria das condições sociais e a manutenção do desempenho econômico e financeiro positivo, buscando não comprometer a qualidade de vida da população atual e futura do planeta. Com isso objetiva-se verificar o comportamento de uma indústria metal mecânica com relação as condutas econômicas, ambientais e sociais adotadas com base no modelo ECT-Triplo de Abreu et al., (2008). Para tanto tem-se uma pesquisa descritiva, estudo de campo e quantitativa. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se para a coleta de dados coletados o questionários com questões fechadas e abertas com 32 colaboradores (funcionários) de uma indústria metal mecanica. Os resultados indicam que a empresa analisada apresenta desempenho triplo , prosposto por Abreu et al. (2008), decorrente de suas atividades econômicas, ambientais e sociais, sendo que a análise desses indicadores possibilitaram identificar o posicionamento estratégico com relação as ações sócio ambientais da empresa, verificando o efeito de suas ações estratégicas no resultado econômico financeiro.

Palavras chaves: Gestão. Sustentabilidade. Social e Ambiental. ECP-Triplo. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Andriara Marques Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Ciências Contábeis e Administração. Universidade Regional de Blumenau. Graduada em Ciência Contábeis/UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

 

Maria Margarete Baccin Brizolla, UNIJUI

Doutora em Ciências Contábeis e Administração. Universidade Regional de Blumenau. Professora do PPGDR/UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Roselaine Filipin, UNIJUI

Mestre em Ciências Contábeis e Administração. Universidade Regional de Blumenau. Professor do Curso de Ciências Contábeis. UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Daniel Knebel Baggio, UNIJUI

Doutor em Contabilidade e Finanças. Universidade de Zaragoza, Espanha. Professor do PPGDR/UNIJUI – Professor do PPGGEO/URI. UNIJUÍ. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Argemiro Luis Brum, UNIJUI

Doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris-França. Professor do PPGDR/UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Martin Ledermann, UNIJUI

Doutorando em Desenvolvimento Regional-UNIJUI. Professor do Curso de Administração. UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Rafael Henrique Lenhardt, UNIJUI

Mestrando em Desenvolvimento Regional. UNIJUI. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Rodrigues, A. M., Brizolla, M. M. B., Filipin, R., Baggio, D. K., Brum, A. L., Ledermann, M., & Lenhardt, R. H. (2020). Perfil de conduta econômica, ambiental e social: um estudo em uma indústria metal mecânica. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 302-323. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2796

Edição

Seção

Artigos