Características das teses defendidas nos PPGs stricto sensu de Desenvolvimento Regional na área PLURD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4796

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as características da produção científica das teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu brasileiros de Desenvolvimento Regional, área de concentração do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) da CAPES. A pesquisa exploratória e descritiva foi realizada por meio de análise documental e de conteúdo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas Plataformas Sucupira, Lattes e nos sites dos PPGs. Os resultados da pesquisa mostram que, desde a primeira tese, defendida no ano de 2005, houve crescimento substancial e constante do volume até o ano de 2020. Constatou-se concentração de teses defendidas em instituições de natureza comunitária (59,41%) e localizadas na região Sul (77,49%) do país. Quanto ao perfil dos autores, 54,98% são do gênero masculino, 70,29% concluíram mestrado em Desenvolvimento, Administração, Economia, Engenharia e Educação e 71,33% são graduados em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia. Em relação à produção científica, o conjunto de autores foi responsável pela publicação de 6.252 trabalhos em eventos, 3.013 artigos em periódicos científicos, 1.450 capítulos de livros e 575 livros publicados ou organizados. Verificou-se também alta produtividade de um grupo menor de docentes, no entanto, essa produtividade não se ajusta à Lei de Lotka. Ao observar as temáticas mais prestigiadas nos títulos e as palavras-chave mais frequentes, percebeu-se aderência ao tema Desenvolvimento Regional.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Teses; Bibliometria; PLURD.

Biografia do Autor

Argemiro Luis Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC); Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010). UNIJUI. Rio Grande do Sul. Brasil.

Rodrigo Prante Dill, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUI; Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Brum, A. L., & Dill, R. P. (2024). Características das teses defendidas nos PPGs stricto sensu de Desenvolvimento Regional na área PLURD. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 149–171. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4796

Edição

Seção

Artigos