Análise comparativa de lucratividade das culturas de erva-mate em relação a soja no Planalto Norte Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2717

Resumo

Diante da importância das culturas de erva-mate e soja no Planalto Norte de Santa Catarina faz-se essencial um estudo dos valores de custos e o retorno financeiro da produção de erva-mate como forma de diversificar a propriedade, tornando-a mais lucrativa. O desenvolvimento de uma ferramenta de consulta para tomada de decisões em relação a diversificação de culturas e comparativos, traz aos agricultores e investidores rurais, um instrumento auxiliar para a tomada de decisão baseada em valores reais médios de acordo com a região e realidade. Deste modo, o objetivo foi analisar a lucratividade obtida com o cultivo de erva-mate e comparar com a obtida com o cultivo de soja em área agrícola na região do Planalto Norte Catarinense. A pesquisa foi do tipo quantitativa, exploratória e descritiva. Realizou-se a análise financeira do Valor Presente Líquido (VPL). Os resultados indicaram que num período de 10 anos das duas atividades, a erva-mate, apesar de requerer maior tempo entre o investimento e o retorno econômico, foi superior financeiramente. A cultura da erva-mate tem seu retorno de investimento no quinto ano após o plantio. A soja mantém lucratividade a cada safra, necessitando investimentos para produção anual, já a erva-mate, há investimento maior no primeiro ano, e diminui os investimentos a partir do segundo ano, apenas para manter as plantas em crescimento, e estabilizando a produção no nono ano. Conclui-se que a erva-mate tem retorno financeiro superior em relação à soja.

Palavras-Chave: Análise Financeira. Agricultura. Rentabilidade. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Daniela Pedrassani, Universidade do Contestado

Doutora em Medicina Veterinária, UNESP. Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Marisa Liller Knop, Universidade do Contestado

Mestre em Desenvolvimento Regional, UnC. Universidade do Contestado-UnC, Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Jamile Perciak, Universidade do Contestado

Acadêmica de Administração da Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas, Bolsista do UNIEDU – Artigo 170, pesquisa. . Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Como Citar

Pedrassani, D., Knop, M. L., & Perciak, J. (2020). Análise comparativa de lucratividade das culturas de erva-mate em relação a soja no Planalto Norte Catarinense. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 269–282. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2717

Edição

Seção

Artigos