Democracia deliberativa, cidadania e gestão social

análise no conselho de trânsito, transportes e segurança de Gurupi

Autores

  • Adriano Fraga Rodrigues Vital Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rebeca Vasconcelos Fernandes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Waldecy Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1892

Resumo

Os conselhos gestores, estimulados após a promulgação Constituição de 1988, devem ser ancorados na democracia e na efetiva deliberação participativa. O presente artigo objetiva identificar a presença dos Critérios de Cidadania Deliberativa e Gestão Social no Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança de Gurupi (COMTTSG), criado em 27 de março de 2015 pela Lei Municipal n° 2.206, como órgão de controle social de gestão das políticas de trânsito do Município. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi análise qualitativa, baseada em observações em reuniões do COMTTSG; sete entrevistas semiestruturadas; e questionários com o mesmo público. Verificou-se que apesar de algumas fragilidades quanto às dimensões da Cidadania Deliberativa e da Gestão Social dispostas neste trabalho, os números dos acidentes de trânsito demonstram que mudanças estão ocorrendo no município, o que pode demonstrar que efetivas ações no gerenciamento das políticas públicas no âmbito do trânsito de Gurupi estão em curso.

Palavras-Chave: Conselhos Gestores. Cidadania Deliberativa. Gestão Social. Trânsito. Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Adriano Fraga Rodrigues Vital, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia e Especialista em Educação Cultura e Contextualidade, ambos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; e Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Rebeca Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Direito pelo Centro Universitário UnirG. Especialista em Penal e Processo Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus.  Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em administração (UFLA), Mestre em Administração (UFBA), Graduado em Administração de Cooperativas (UFV). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da UFT. Membro da Rede Brasileira de Pesquisadores em Gestão Social  (RGS) e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC).

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Sociologia pela UnB, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Vital, A. F. R., Fernandes, R. V., Cançado, A. C., & Rodrigues, W. (2019). Democracia deliberativa, cidadania e gestão social: análise no conselho de trânsito, transportes e segurança de Gurupi. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 302–330. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1892

Edição

Seção

Artigos