Democracia deliberativa, cidadania e gestão social

análise no conselho de trânsito, transportes e segurança de Gurupi

Autores/as

  • Adriano Fraga Rodrigues Vital Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rebeca Vasconcelos Fernandes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Waldecy Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1892

Resumen

Os conselhos gestores, estimulados após a promulgação Constituição de 1988, devem ser ancorados na democracia e na efetiva deliberação participativa. O presente artigo objetiva identificar a presença dos Critérios de Cidadania Deliberativa e Gestão Social no Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança de Gurupi (COMTTSG), criado em 27 de março de 2015 pela Lei Municipal n° 2.206, como órgão de controle social de gestão das políticas de trânsito do Município. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi análise qualitativa, baseada em observações em reuniões do COMTTSG; sete entrevistas semiestruturadas; e questionários com o mesmo público. Verificou-se que apesar de algumas fragilidades quanto às dimensões da Cidadania Deliberativa e da Gestão Social dispostas neste trabalho, os números dos acidentes de trânsito demonstram que mudanças estão ocorrendo no município, o que pode demonstrar que efetivas ações no gerenciamento das políticas públicas no âmbito do trânsito de Gurupi estão em curso.

Palavras-Chave: Conselhos Gestores. Cidadania Deliberativa. Gestão Social. Trânsito. Políticas Públicas.

Biografía del autor/a

  • Adriano Fraga Rodrigues Vital, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Graduado em Licenciatura Plena em Geografia e Especialista em Educação Cultura e Contextualidade, ambos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; e Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

  • Rebeca Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Graduada em Direito pelo Centro Universitário UnirG. Especialista em Penal e Processo Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus.  Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

  • Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutor em administração (UFLA), Mestre em Administração (UFBA), Graduado em Administração de Cooperativas (UFV). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da UFT. Membro da Rede Brasileira de Pesquisadores em Gestão Social  (RGS) e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC).

  • Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutor em Sociologia pela UnB, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Publicado

2019-04-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VITAL, Adriano Fraga Rodrigues; FERNANDES, Rebeca Vasconcelos; CANÇADO, Airton Cardoso; RODRIGUES, Waldecy. Democracia deliberativa, cidadania e gestão social: análise no conselho de trânsito, transportes e segurança de Gurupi. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 302–330, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.1892. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1892. Acesso em: 1 may. 2025.