A abordagem da violência pela mídia nas pequenas cidades da Região Norte Central do Paraná

Autores

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1536

Palavras-chave:

Geografia Humana. Jornal. Homicídio. Pequena Cidade.

Resumo

A violência se disseminou pela sociedade brasileira, se tornando um discurso comum na mídia. Por outro lado, a construção do imaginário de cidades inseguras é resultado de uma produção de grupos de agentes, inclusive a própria mídia. Assim, contemplar os fatos divulgados pela mídia, em correspondência com os resultados empíricos, gera, concomitantemente, situações antagônicas: propagadora do medo, da insegurança e da violência versus difusora de casos não contemplados pelos órgãos estatais. Por isso, o objetivo principal deste artigo é compreender a abordagem da violência pela mídia nas pequenas cidades da região Norte Central paranaense e a partir disso comparar com as taxas de homicídios. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste artigo foram: levantamento bibliográfico de assuntos pertinentes ao tema, levantamento de dados secundários das pequenas cidades da região Norte Central paranaense, levantamento de notícias em um jornal regional, levantamento das taxas de homicídios dos municípios polarizados por pequenas cidades da região Norte Central paranaense e realização da redação deste artigo. Os resultados revelaram casos em que a mídia destaca espaços não contemplados pelos órgãos públicos de estatísticas do Paraná e, concomitantemente, casos em que a mídia produz um simulacro ou simplesmente ignora os espaços das pequenas cidades, mesmo elas possuindo altas taxas de homicídios.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).
Editor da Revista Geoingá.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Fernandes, P. H. C. (2017). A abordagem da violência pela mídia nas pequenas cidades da Região Norte Central do Paraná. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 138–157. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1536

Edição

Seção

Artigos