SYSCHAPADA: Sistema Web como Instrumento de Potencialização para o Desenvolvimento Territorial na Chapada Diamantina

Autores

  • Jéfte Batista de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra
  • Henrique Oliveira de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra
  • Adilson Oliveira de Almirante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1512

Palavras-chave:

Política de Desenvolvimento Territorial. Chapada Diamantina. Desenvolvimento de Sistemas Web.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo deste trabalho evidenciar o poder de acesso à informação e geração do conhecimento de um Sistema Web, denominado de SysChapada (www.syschapada.ifba.edu.br), que contém informações acerca do Território de Identidade e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina, denominado de SysChapada. No que se refere à metodologia, o trabalho contempla um estudo teórico-descritivo sobre a Política de Desenvolvimento Territorial (PDT) no Brasil e na Bahia, o Território de Identidade da Chapada Diamantina e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao contexto do desenvolvimento territorial. As conclusões são de que as ferramentas de tecnologia no contexto do desenvolvimento territorial são pouco utilizadas, por serem complexas e não possuírem usabilidade, desse modo, a forma como foi construída o SysChapada, o credencia como um sistema acessível e usável, que irá contribuir para potencializar desenvolvimento territorial na Chapada Diamantina, servindo como referência no contexto da PDT.

Biografia do Autor

Jéfte Batista de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra

Técnico de nível médio em Informatica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA - Campus Seabra. Tem atuado em projetos de Pesquisa e Extensão com comunidades Quilombolas da Chapada Diamantina com ênfase na Oralidade, Memória, Trabalho, Educação, Etnoconhecimento e Cultura Popular destas comunidades. Trabalhando também no apoio técnico ao Colegiado Territorial da Chapada Diamantina, fazendo parte do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina-Bahia (NEDET/CHAPADEIROS). Atualmente é Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Henrique Oliveira de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UEFS (2008). Mestrado em Geografia pela UFBA (2012). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia, Agroecologia, Desenvolvimento Territorial/rural, Educação do Campo e Escola Família Agrícola (EFA). Possui experiência em consultoria na área de Formação de Professores, Planejamento Ambiental, Extensão rural e Geoprocessamento. Possui experiência no desenvolvimento de trabalhos de Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES) junto à INCRA/SEAGRI/EBDA, em projetos de assentamento de reforma agrária, atuando na área de meio ambiente e extensão rural. Desempenhou a função de Professor Substituto junto à Área de Geografia - UEFS, lecionando no Curso de Graduação em Geografia da UEFS, com disciplinas na subárea de Estudos da Natureza. Atualmente é professor efetivo do IFBA - Campus Seabra, junto aos cursos técnico de Informática e Meio Ambiente, no qual atua também como Coordenador do Projeto de Extensão e Pesquisa NEDET/Chapadeiros e outras ações e projetos na área de Desenvolvimento territorial, agroecologia, recursos hídricos, economia solidária e educação do campo.

Adilson Oliveira de Almirante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Seabra

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (1995), é pós graduado à nível de especialização em Redes de Computadores (2001). Cursa pós graduação Strictu Sensu na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) no programa PGCA (Pós Graduação em Computação Aplicada). Trabalhou por 14 anos como suporte na área de infra-estrutura de redes de computadores além de suporte a sistemas operacionais Linux e Windows, e a redes de armazenamento (SAN). Atuou como professor no nível superior por quatro anos e meio em instituições privadas de ensino. Hoje é professor efetivo EBTT em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus de Seabra.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Oliveira, J. B. de, Andrade, H. O. de, & Almirante, A. O. de. (2017). SYSCHAPADA: Sistema Web como Instrumento de Potencialização para o Desenvolvimento Territorial na Chapada Diamantina. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 76–95. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1512

Edição

Seção

Artigos