v. 2 n. anais (2025): Anais do II Seminário Internacional, V Seminário Nacional e VII Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional

Editorial

Resumo Expandido

  • A importância de atividades de campo no aperfeiçoamento do ensino da geografia escolar na rede pública da educação brasileira

    Barbara Louizy Bezerra Silva, Maria Milena de Oliveira, Paloma Raulino Rodrigues
    5-12
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5179
  • A importância da formação de professores para o sucesso da efetivação das relações étnico-raciais

    Liliana Gonçalves Peil, Patrícia dos Santos Moura
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5195
  • A organização do trabalho pedagógico e as práticas de educação ambiental na escola básica relatadas em dissertações dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará

    Glaice da Silva Nascimento, José Bittencourt da Silva
    21-30
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5257
  • O olhar dos estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps – Três Barras/SC sobre a violência contra as mulheres

    Reginaldo Antonio Marques dos Santos, Carolina Fernandes da Silva
    31-38
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5148
  • Vivência poética pedagógica na educação básica

    Agnaldo Périgo, Bárbara Cortella Pereira
    39-46
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5155
  • Tecendo conexões sustentáveis : a importância do ensino da história ambiental na educação contemporânea

    Nathália Moro, Anelisa Mota Gregoleti, Christian Fausto Moraes dos Santos
    47-56
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5161
  • Programa Escolas Associadas da UNESCO: promoção do desenvolvimento humano ou manutenção da perspectiva mercadológica

    Andreza Pires Carvalho, Adriana Maria Andreis, Anelise Graciele Rambo
    57-68
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5165
  • A importância do lúdico como ferramenta de aprendizado no ensino da matemática

    Felipe Silva Lopes de Souza, Marcelo Máximo Purificação
    69-79
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5170
  • “Tens uma história, tens um direito!”: educação, direitos humanos e juventudes

    Robson Ferreira Fernandes
    80-88
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5171
  • A poética das águas: transvendo a leitura e a escritura nas asas de Manoel de Barros

    Agnaldo Périgo, Bárbara Cortella Pereira
    89-96
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5176
  • Políticas de educação dos surdos na perspectiva inclusiva: implementação e contribuições para a comunidade surda

    Fabiane lima Cigognini, Francinei Rocha Costa
    97-106
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5181
  • Projeto de intervenção na saúde do homem: aplicações, desafios e oportunidades na atenção primária à saúde

    Maurício Prätzel Ellwanger, Débora Reinert, Matheus Henrique Cassias de Lima, Rafael Hefle Morgan
    107-117
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5185
  • Educação e desenvolvimento regional: reflexões sobre a Política de Assistência Estudantil no Ensino Superior

    Lisiane Guterres Pedroso, Anelise Graciele Rambo
    118-127
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5197
  • Ator-rede e o desenvolvimento sustentável

    Nedio Duarte Ribeiro, Nilvania Aparecida de Mello
    128-139
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5198
  • Auxílio inclusão digital na UFSM: quem foram os beneficiários desta política?

    Adauton Ezequiel Müller, Vanessa dos Santos Nogueira, Andréa Forgiarini Cecchin
    140-151
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5205
  • Outubro Rosa no Planalto Norte Catarinense: um chamado à ação para melhorar a conscientização e prevenção

    Júlia de Souza Dinkoski, Larah Ellis Guckert, Walkyria Metz Weinhardt Borne
    152-159
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5208
  • O exercício da leitura com metodologias lúdicas no processo de alfabetização

    Nilza Fernanda Marques Leal, Sandrielle Cardoso Teixeira, Viviane Kanitz Gentil
    160-166
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5210
  • Los reyunos: um centro acadêmico para o desenvolvimento regional

    Sergio Perez Rozzi, Hugo René Gorgone, Felipe Genovesse, Angel Ismael Quilez, Analia Mercedes Alvarez
    167-180
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5215
  • Avaliação formativa: proposição de um aplicativo

    Luiza Helena Rodrigues Arantes, José Carlos Pereira da Silva Corte, Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Marnes Adão Simão Cassule
    181-191
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5272
  • Fronteiras culturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Culturas e Fronteiras

    Ana Carolina Neumann Barbiero, Isadora Meneghel Begnini; Amanda Paula Nunes Ortiz
    192-199
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5279
  • A experiência com a desenhografia na educação

    Simone Maria Spanhol
    200-209
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5203
  • A educação e seus indicadores para o desenvolvimento regional

    Monica Martins Cunha, Sergio Caruso
    210-219
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5288
  • A educação de jovens e adultos (EJA) como fator de inclusão social e para o desenvolvimento regional

    Hellen Christian de Faria Andrade Rocha
    220-227
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5267
  • Caracterização do perfil sociodemográfico e as condições da saúde visual dos pacientes atendidos na CSV no período de 2003 a 2022

    Suellen Cristine Haensch, Argos Gumbowsky
    228-241
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5297
  • Educação híbrida: os desafios da docência e o novo saber fazer pedagógico na era digital

    Lenice Medianeira Cechin, Mario Vásquez Astudillo
    242-252
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5166
  • Educação e desenvolvimento regional: análise do Plano Municipal de Educação de Bela Vista do Toldo, SC em 2021

    Francis Mara Schiessl, Jorge Amaro Bastos Alves
    253-260
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5175
  • Diagnóstico da situação de distorção idade/ano no município de Santa Maria/RS

    Andreia Moro Chiapinoto, Elisiane Machado Lunardi
    261-270
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5188
  • Educação transmídia made in Brazil: criação de cenários pedagógicos com a turma da Mônica

    Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez
    271-281
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5199
  • A aprendizagem da leitura e da escrita: narrativas de adultos com deficiência intelectual

    Juliana Alves Pereira, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
    282-288
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5169
  • A eficácia do direito fundamental à educação em Marabá – PA

    Lizandra Rodrigues da Silva, Gabriel Moraes de Outeiro
    289-299
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5200
  • A experiência discente com o Programa Residência Pedagógica

    Sandrielle Cardoso Teixeira
    300-306
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5207
  • A importância do estudo e aplicação de aulas práticas sobre dilatação térmica dos sólidos para o ensino médio

    Ana Julia Balan, Letícia Matos de Lima, Luana Aparecida Moraes, Orestes Hacke, Leonardo Wagner Endler, Ederson Witt, Maristela Povaluk
    307-324
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5237
  • Agenda 2030 e formação de professores: interlocuções para uma educação de qualidade

    Adauton Ezequiel Müller, Fernanda Silva Farencena, Maria Cristina de Oliveira Ferreira, Vanessa dos Santos Nogueira, Andréa Forgiarini Cecchin
    325-335
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5186
  • As políticas públicas da educação no ensino integral no Brasil

    Magali Rogge, Graziela Breitenbauch de Moura
    336-345
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5273
  • Assistência estudantil e sua contribuição para o desenvolvimento humano e social: o que dizem os planos de desenvolvimento institucional das universidades estaduais de Minas Gerais?

    Geusiani Pereira Silva e Nascimento
    346-355
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5254
  • Educação profissional no ensino médio integrado: políticas para Case-SM/RS

    Valesca Azevedo Trindade, Daniel Arruda Coronel
    356-367
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5204
  • Avaliação escolar: um estudo sobre as tendências do neoliberalismo na educação básica da rede pública de ensino do estado de São Paulo

    Andresa Giseli PIane Guidote, Ademir Donizeti Caldeira
    368-375
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5150
  • Colégio de Aplicação da UFSC: polo de formação de professor de matemática

    Iara Zimmer
    376-384
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5202
  • Desafios da educação ambiental nas escolas estaduais de Manaus (AM)

    Henry Gondim de Souza
    385-392
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5143
  • Desigualdades educacionais no ensino fundamental no Brasil entre os anos 2015 e 2021

    Daniel Brito Alves, Fernanda Celestino Silva, Glenda Nunes Gomes
    393-402
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5265
  • Dilatômetro: experimento de física aplicado como ferramenta de ensino aprendizagem

    Thaisa Lezan, Liliane Wendt, Ericson William Moreira, Orestes Hacke, Ederson Witt, Maristela Povaluk
    403-415
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5239
  • Disciplinas da educação a distância ofertadas nos cursos presenciais: um estudo de caso

    Mari Aurora Favero Reis, Neide Maria Favretto, Laura Batista Neumann, Gabriel Favero Reis
    416-426
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5262
  • Educação e desenvolvimento rural : limites do extensionismo

    Giovanni Campos Fonseca
    427-436
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5274
  • Educação jurídica: a importância da inclusão de conteúdos jurídicos na educação básica

    Cinthia Silva de Oliveira
    437-444
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5282
  • Cidades inteligentes: direito à educação e acesso à justiça : uma visão de Goiânia

    Daiane Paula Beledelli
    445-454
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5294
  • Educação, governança e desenvolvimento regional: correlação, princípios e conceitos

    Luís Jo Sandramo Inchuca, Waldecy Rodrigues, Fabiana Scoleso
    455-468
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5240
  • Educação, turismo histórico e desenvolvimento regional: um olhar sobre a Guerra do Contestado no Planalto Norte Catarinense

    Josmar Kaschuk, Thomas Felipe Bianek Barbosa, Jorge Amaro Bastos Alves
    469-480
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5187
  • Educação, saúde e assistência social: o papel da intersetorialidade na promoção de políticas públicas

    Karen Lili Fechner, Argos Gumbowsky
    481-489
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5861
  • Efeitos da escola de tempo integral no desenvolvimento da comunidade local

    Gilson Kacprzak Filho, Silvio Luiz Costa
    490-499
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5269
  • Eficiência sustentável na implantação de um sistema de assinaturas digitais em uma universidade

    Daniel Gauloski Bannach, Renato da Costa dos Santos, Cleonice Witt
    500-509
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5255
  • Equidade educacional: políticas integradas para superar desigualdades de gênero, raça e classe

    Jamile Guerra Fonseca
    510-519
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5230
  • Estágio curricular: integração de qualidade de vida e eficácia na prestação de serviços fisioterapêuticos

    Luanna Andrade, Enzo Rafalski, Jaqueline Sueli Horodeski, Renata Campos, Chelin Auswaldt Steclan, Elton Dias Pinheiro
    520-532
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5291
  • Formação inicial de professores e a Lei n. 10.639/2003

    Letícia Lucas Pereira Guilhamilho Ávila, Cassiane de Freitas Paixão
    533-539
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5280
  • Incluindo a Guerra do Contestado no currículo escolar em Canoinhas, SC

    Diego Gudas, Jorge Amaro Bastos Alves
    540-552
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5190
  • Instrumentos de gestão ambiental: uma análise das possibilidades em unidades de conservação

    Alanda de Oliveira, Rodrigo Lingnau
    553-564
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5168
  • Intencionalidades e racionalidade estabelecidas no itinerário de formação técnica profissional no bojo da reforma do ensino médio

    Marcos Ogliari, Giovanna Pezarico
    565-574
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5287
  • Jornadas de atenção ao AVC: 4 anos de educação em e para a saúde

    Michael Ricardo Lang, Oscar Nelson Reimann, Stephanie Lindner, Felipe Negrão, Stefan Moreira, Diogo Pasquali Nones, Daniel Alves Branco Valli, Arlindo Américo de Oliveira, Jaqueline Sueli Horodeski, Antonio Carlos Mattar Munhoz, Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch, Chelin Auswaldt Steclan
    575-584
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5211
  • Mapeamento da regulamentação da educação infantil em sete países da América Latina

    Joao Gabriel Soares da Cunha, Iza Rodrigues da Luz, Ana Paula Soares da Silva
    585-594
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5276
  • Memórias do Coco dos Beliscos no desenvolvimento de uma pedagogia antirracista em Assaré-CE

    Maria Ismênia Leite de Souza, Henrique Antunes Cunha Júnior
    595-602
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5152
  • Movimento dos quintais brincantes: relato de experiência no quintal Aroeira em Imbé-RS

    Ana Caroline Ferreira Rodrigues Acosta, Álvaro Ribeiro Nicotti
    603-610
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5285
  • O município pedagógico como análise para a histórica local

    Matheus Chiconato Borges
    611-620
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5260
  • O atendimento dos bebês em creches do/no campo: reflexões a partir da produção acadêmica brasileira

    Celiane Oliveira dos Santos, Iza Rodrigues da Luz, Ana Paula Soares da Silva
    621-629
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5278
  • Ocupações de espaços públicos em Montes Claros/MG como combate ao analfabetismo urbanístico

    Gustavo Souza Santos, Mariana Fernandes Teixeira, Isabela Veloso Lopes Versiani
    630-638
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5243
  • Os desafios e os impactos no campo educacional: formação de professores e suas contribuições para o ensino

    Dabel Cristina Maria Salviano
    639-647
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5238
  • Potencial do CHATGPT como estímulo para o estudo das ciências da natureza na educação a distância

    Leticia Azambuja Lopes
    648-656
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5224
  • Povos indígenas: educação para o desenvolvimento regional por meio da cultura dos jogos

    Vandreza Amante Gabriel, Everaldo da Silva
    657-667
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5162
  • Produção de conhecimento: os vídeos curtos como estratégia educacional

    Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez
    668-680
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5172
  • PROESDE: uma aproximação entre universidade e comunidade

    Aline Schuck, Maylla Wegrzinovski Pickssius, Luciano Bendlin, Renata Campos
    681-689
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5292
  • Projeto educacional: despertando para a importância do agronegócio e os sistemas alimentares nas escolas urbanas de ensino básico

    Luís Eduardo Carvalho Noskoski, Estéfani Gysi, Nelson Guilherme Machado Pinto
    690-698
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5233
  • Reflexões sobre o trabalho docente na educação infantil a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular

    Maressa de Castro Santos, Iza Rodrigues da Luz
    699-707
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5263
  • Um estudo sobre o estado do conhecimento referente à violência doméstica no currículo escolar da educação básica

    João Jorge Neto, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
    708-716
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5299
  • Uma abordagem da perspectiva do direito educacional brasileiro no contexto do desenvolvimento regional

    Monica Martins Cunha
    717-727
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5289
  • Visitas técnicas escolares nos ativos territoriais, aprendizagens e a promoção do desenvolvimento regional

    Thomas Felipe Bianek Barbosa, Josmar Kaschuk, Robson de Faria Silva, Jairo Marchesan
    728-736
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5229
  • Didática e formação de professores: a construção de memórias na cultura digital

    Lucélia dos Reis Santos Soares, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
    737-746
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5261
  • Saúde do trabalhador docente pós pandemia de COVID-19 e qualidade de vida

    Ana Lúcia Branco Martins Pereira, Aline Luiza Pscheidt, Denise Aparecida de Araújo Kalil, Renata Campos, Elton Dias Pinheiro, Chelin Auswaldt Steclan, Jaqueline Sueli Horodeski
    747-764
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5245
  • Tecnologia na prática docente como via para a inclusão digital e o desenvolvimento

    Cristiano Geiss da Silva, Marlise Amália Reinehr Dal Forno, Raquel Salcedo Gomes
    765-774
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5194
  • Dos paradigmas históricos da educação às práticas pedagógicas contemporâneas: formação do homem na construção dos novos saberes

    Daiane Lotes
    775-782
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5163
  • Caminhando de mãos dadas: uma análise da importância do programa de extensão pós-populares para as pessoas da periferia de Brasília

    Maria Carreiro Chaves Pereira, Erlando da Silva Rêses
    783-788
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5220
  • Avaliação de impacto das parcerias público privadas para educação: um estudo de caso para escolas de Belo Horizonte

    Kelly Fabiane de Farias Simões Arpino, Rodrigo Nobre Fernandez
    789-798
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5259
  • As competências socioemocionais na prática em sala de aula

    Sandrielle Cardoso Teixeira, Nilza Fernanda Marques Leal, Amanda Oliveira Pacheco
    799-805
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5206
  • Museu da pessoa na escola: uma experiência do subprojeto de história do programa residência pedagógica em Nova Andradina/MS

    Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, Maria Ivone Defaveri do Carmo Araújo
    806-815
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5234
  • O paradigma da universidade empreendedora: uma revisão de literatura narrativa

    Iago Luan Moreira Silva
    816-825
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5277
  • Educação especial e o desenvolvimento regional no estado de Goiás

    Nara Keilly de Camargo e Silva
    826-835
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5296
  • Projeto tertúlias: a extensão integrando UFRGS litoral e comunidade

    Rejane Margarete Schaefer Kalsing, Hector Cardoso do Amaral
    836-844
    DOI: https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5283